O tambor como extensão do “Ser-Corpo”: A arte-educação como fundamento para busca de uma autonomia pessoal e profissional
Este trabalho tem como eixo temático a formação acadêmica do percussionista através da arte-educação, a fim de promover a melhoria da sua performance corporal e o desenvolvimento de habilidades, como fundamento para a sua autonomia pessoal e profissional. Em nossas oficinas, criamos nossos instrumentos a partir de materiais reciclados, reconhecendo que a interação entre os gestos e o instrumento adaptado representa uma expressão mais harmônica do homem contemporâneo, que deseja ampliar sua formação acadêmica pela arte-educação, ciência e tecnologia. Desta forma, será necessário investigar a interação entre o instrumento e o corpo como meio de comunicação e expressão; despertar o auto-desenvolvimento do percussionista na construção instrumental no sentido de beneficiar sua performance corporal; avaliar a relação entre análise musical, o mimodrama e a variação do tempo; estudar a otimização da audição para a harmonização do instrumento adaptado, do ritmo criado e do corpomídia. Esta pesquisa está fundamentada na obra de Paulo Freire que sugere o uso da cultura popular para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, conduzindo a educação à ação de interpretar. Igualmente, baseia-se na obra de Duarte Junior, que incorpora as artes à educação, detendo-se no indivíduo, numa educação sensível, realizada através do conhecimento tácito. Esta é uma observação dialógica e cíclica no que diz respeito à troca de saberes e fazeres entre a academia e a cultura popular.Referências: FREIRE (2000) , JUNIOR (2001), RODRIGUES (2000), SILVA (2006), STRAZZACAPA (1998).
http://www.youtube.com/results?search_query=carlas+fabianny&aq=f
Merece lembrar a participação de Tony Mola nesta aula!!!
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