Devido a alguns contratempos, só consegui chegar na Escola “Olga” no final da aula do 1° A, onde o professor Raiden me mostrou os baldes grandes que havia conseguido. Eu disse ao professor que não tinha preparado alguma coisa para essa aula, mas ele sugeriu que eu ministrasse a próxima do ( 1° B), na qual usaria os novos baldes e abordaria assuntos referente a dinâmica e altura. O professor resalta que a prática vem antes do conceito.
Muita coisa nessa sala funciona à base de regras, e os alunos parecem esquecê-las a todo momento, como por exemplo, não falar todos ao mesmo tempo; ouvir, quando professor fala; estas são regras segundo Raiden: n° 1 “quando o professor fala,o aluno escuta!” e n° 2 “quando o professor pede pra parar de tocar, todos páram. Pontanto Raiden sempre pede aos alunos que repitam essas regras, a fim não haver esquecimento delas. Depois disso, por algum motivo, vi que três alunos se excluíram.
Enquanto Raiden marcava a pulsação no pandeiro, pedi aos alunos que reproduzissem com os pés, e ao mesmo tempo, executamos com palmas duas colcheias e uma semínima, ou seja, (leite e pão). Puxei uma música de capoeira (paranauê) e todos cantaram em seguida. Nem todos conseguiam manter a pulsação, mas a intenção principal, segundo Raiden era servir de aquecimento para a próxima atividade, e com um tempo a pulsação chegaria.
Logo após o aquecimento, eu toquei nos tambaldes para ilustrar aos alunos o conceito de altura. Depois disso, fiz uma dinâmica, onde escolhi alguns alunos para fechar os olhos e advinhar qual a altura do tambalde que estaria ouvindo, a fim de se aguçar a percepção dos alunos e contribuir para a ludicidade da coisa. Em seguida, fui escolhendo os alunos pouco a pouco, para pegar um instrumento e irem compondo o ritmo proposto. Repentinamente fiz gestos de regência para a dinâmica piano e forte e fiquei surpreso, pois corresponderam a esses gestos. Ao parar de tocar, falei aos alunos que eles servem para não precisar falar: forte ou fraco no decorrer da música.
Ao terminar, eu e Raiden conversamos a respeito da aula e decidimos que próxima quinta eu observaria a primeira como exemplo, e assumiria a segunda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário