Terceiro B: Atividade rítmica com copos.
Primeiro todos em suas respectivas carteiras realizando a seqüência: palma, bate na mesa, pega o copo, bate o copo. Depois de repetir umas três vezes o educador pediu que eles fizessem os gestos cantando a musica “O que é que está escrito”, todos cantaram a letra completa o que serviu para repetirem os gestos dentro de um pulso estabelecido por varias vezes. Então o educador separou de quatro em quatro educandos e todos repetiram o mesmo processo descrito acima só que no centro da sala, os dois últimos que restaram realizaram a atividade comigo e com Jean.
Nos momentos de dispersão durante a atividade, alguns educandos tentavam tirar sons do corpo, o que demonstrou que já tinham certos receptores a atividades envolvendo percussão corporal. Então, enquanto esperávamos a educadora regente, Jean começou a desenvolver uma atividade com percussão corporal que consistia em uma musica (Atenção, concentração, bate na perna, no peito, no rosto...) os educandos se envolveram com a atividade, que foi ficando cada vez mais rápida, com Jean alternando as partes do corpo a serem “tocadas”, aumentando a dificuldade, o que estimulou muito os educandos.
Terceiro A:
O educador em uma atividade coordenada com a educadora regente propôs aos educandos comporem uma musica com o tema reciclagem, partindo das palavras reciclar, reaproveitar e reduzir. Quase todos os educandos participaram ativamente da composição, ficando de fora apenas os que já são costumeiros na dispersão. Prestei bastante atenção em dois educandos que estavam sempre pirraçando duas meninas do grupo e em dado momento foi necessário separá-los, pois eles realmente atrapalhavam a concentração das meninas na aula (em verdade eles passaram todo o tempo da aula voltados para as meninas, sem dar bola ao educador).
Segue o texto da musica:
“O lixo tem que ser reciclado,
E também reaproveitado,
O lixo tem que ser reduzido,
Para não poluir os rios.
Mosquito, rato, barata, mosca,
Transmitem dengue e outras coisas,
O lixo pode ser reconstruído,
E também pode ser vendido,
Mas isso não é tudo,
O lixo pode ser nosso futuro
Ajuda a fazer muitos objetos,
Podemos fazer até um boneco,
Carro, bolsa, copo, robô,
Para brincar com seu avô,
Podemos criar um chinelo,
Para andar no nosso castelo.”
O titulo ficou de ser escolhido semana que vem.
Grupo cinco: Atividade de imitação com copos.
O educador formou a “rodinha da amizade” distribuindo dois copos, cada educando tinha que produzir um som com o copo para que o que estava ao seu lado repetissem, depois passavam o copo para o colega ao lado que em vez de imitar, produzia o som a ser imitado pelo próximo colega perfazendo assim toda a roda. O que consumiu todo o tempo da aula.
Os educandos nos receberam com muito carinho, e isso é muito, mas muito gratificante.
Havia também uma educanda nova na sala que demonstrou ter algum desvio psicológico, sem ninguém perguntar nada, os outros educandos foram logo dizendo que ela era da turma da tarde e trocou de turma porque foi agredida, informação registrada...
Nenhum comentário:
Postar um comentário