O educador começou a aula do grupo cinco mostrando o vídeo “Louie’s World” – Instrumentos musicais, o vídeo tinha uma didática interessante, trabalhando com nove instrumentos representados em “desenho animado” – Tambor, Trompete, Sanfona; Xilofone, Flauta, Pandeiro; Piano, Violão, Prato; apresentados em grupos de três na ordem estabelecida acima, soando um por vez com uma voz dizendo o nome do instrumento, depois soando os três instrumentos ao mesmo tempo, no fim foram reunidos os nove instrumentos soando ao mesmo tempo, sendo destacado um por vez, seguido da representação animada e do nome. Os educandos adoraram – apesar da interferência do “ambiente sonoro” e da pouca potencia do reprodutor de som da TV, que digamos não deixou os sons “envolverem” realmente os educandos – e a concentração foi mantida pela maioria.
Essa atividade foi seguida do áudio da musica “Passarinho que som é esse?”, apresentando os instrumentos – Bateria, Flauta doce e transversal, Guitarra, Pandeiro, Piano, Vibrafone, Viola. A musica “Passarinho que som é esse?” também é acompanhado do vídeo com os “passarinhos” representados por atores, mas o educador colocou só o áudio testando e ampliando a memória auditiva dos educandos pois, alguns instrumentos como Bateria, Flauta doce e transversal, Piano, já tinham sidos apresentados em áudio e vídeo na aula passada.
Ainda foram cantadas duas musicas acompanhadas ao violão, “Musica do peixinho”, “Musica do Galo”, todas as duas relacionando movimentos corporais ao som, com a do peixinho sendo repetida três vezes, uma com todos cantando e fazendo os gestos, outra só com os gestos e outra cantando a melodia com “lá lá lá”. O educador continuará trabalhando a classificação de instrumentos nas próximas aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário