Terceiro A:
O educador formou a roda e distribuiu os copos trabalhando conteúdos atitudinais, o copo passava de mão em mão ate chegar ao seu destino. A atividade proposta, dinâmica do copo “Rabu do tatu”, transcorreu tranquilamente com uma maior dispersão do meio pro final. O educador sentou em circulo com a turma completa e todo juntos dentro de um pulso pré-estabelecido realizaram a dinâmica. Enquanto esperávamos a regente da turma houve uma situação, que precisa ser observada em sala outras vezes, pois caso seja freqüente pode ser classificada como Bullyng. Dois alunos importunavam constantemente uma colega da fila ao lado com cutucões e frases ofensivas. Eu interferi, conversei com eles, mesmo assim eles continuaram então Jean também interferiu de forma mais enérgica advertindo verbalmente.
Terceiro B:Chegamos a sala do terceiro ano B e a turma estava bastante agitada, discutindo após a aula sobre as possíveis causas de tanta agitação percebemos que houve uma quebra no processo regular de aulas devido ao a faltas constantes da regente que esta grávida, as aulas de musica também não foram constantes ainda no segundo semestre, talvez por esses motivos a atividade com copos proposta praticamente não aconteceu, a primeira dificuldade foi formar a roda, foram necessários gritos e puxões, mesmo assim depois da roda organizada a atividade não fluiu. Dividimos a sala em duas rodas menores, só então consegui manter a concentração deles na atividade por pelo menos 5 minutos através da substituição do “copo pelo corpo”, não sem os “encontrões” e exageros de movimentos. Depois desses cinco minutos dispersão e algazarra geral se jogaram um por cima do outro no meio da sala, foi preciso uma interferência verbal bem mais enérgica para que todos sentassem nos seus lugares. O educador teve uma conversa seria onde também nos expressamos, falando das implicações que o mau comportamento traz dentro da instituição, com a escola através de convite aos pais apelando para a referência familiar. O que ficou claro é que para alguns educandos a referencia familiar praticamente não existe e o desapego as possíveis punições é visível e que é mais que necessário o desenvolvimento de atividades de aprendizagem que sugiram movimentação para que gastem toda essa energia contida que é liberada nos momentos de agressividade.
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