quarta-feira, 8 de setembro de 2010

RELATÓRIO OBSERVAÇÃO ESCOLA SANTA BÁRBARA (GRUPO 5) 02 DE SETEMBRO DE 2010

O educador explicou antes da aula que os educandos do grupo cinco estão no seu primeiro ano escolar, tem entre quatro e seis anos, chegam a escola depois de passar a primeira infância em creches ou em casa mesmo, por isso torna-se necessário um diagnostico por parte do educador do conhecimento prévio e das peculiaridades da personalidade de cada um dos educandos, para a partir daí planejar situações de aprendizagem que possam fortalecer e ampliar o conhecimento adquiridos pelos educandos. Explicou verbalmente o plano da aula, dizendo que naquele dia o conteúdo seria Organologia – classificação dos instrumentos, e que através de material de áudio e vídeo apresentados na musica “Passarinho que som é esse” “Castelo Ratibum” seria questionado aos educandos que instrumento estavam ouvindo e qual o movimento do corpo necessário para tirar som dele.
A atividade transcorreu tranqüila começando pelo áudio da bateria, seguida da “pergunta melódica” – passarinho que som é esse? Sugeriram baterista, batuque, tambor, imitando com gestos como se tocava cada instrumento, com a musica revelando o nome bateria. Seguido do áudio/vídeo da flauta doce que tambem foi imitada, ocorrendo o mesmo com a flauta transversal. Durante toda a aula um educando em questão estava bastante violento e tentou agredir quase todos os outros educandos, chamava a atenção para si e o fato de ficarmos eu e Jean, preocupados com as atitudes dele, só deu animo a suas ações, provocando em mim algumas questões a respeito de como coibir situações de violência na sala sem que seja necessário o uso de suspensões nem tampouco concentrar a aula em ficar separando brigas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário