A aula de música na Escola Carmelitana para o 4º ano A, foi
basicamente a continuação do tema abordado na aula anterior: ritmo. O professor
David escreveu dois textos no quadro, e depois de fazermos uma breve revisão da
aula passada, David propôs que fosse feita uma leitura dos textos de aluno por
aluno. O desenvolvimento da leitura dos alunos tem sido um assunto tratado com
muita atenção nas aulas de música, é necessário que os alunos leiam bem para
que possam se desenvolver melhor nos outros conteúdos musicais. A maioria da
classe, apesar de conseguir ler, mostrou-se com dificuldades na leitura que não
condizem com sua série. A leitura foi feita por todos em conjunto e o professor
explicou que, no ato de ler deve-se seguir um determinado ritmo e diferentes
entonações. Depois de reler algumas vezes a turma melhorou na interpretação dos
textos. Num dos textos a leitura deveria ser feita uma pulsação determinada e
no fim de algumas frases todos batiam palmas em colcheias seguindo a pulsação. No
fim da aula, escrevemos mais um pequeno texto no quadro com as sílabas
separadas. Abaixo de cada sílaba encontrava-se uma figura rítmica, mínima ou semínima,
apelidadas de “longa” e “curta”, respectivamente. O texto deveria ser lido de
acordo com o ritmo escrito abaixo das sílabas. A turma teve um bom rendimento
nessa atividade!
Na aula do 3º ano A, também demos segmento ao assunto da
aula passada: apresentação das notas musicais. Na aula anterior fomos até o mi,
então de início fizemos uma revisão. Escrevemos no quadro sequências envolvendo
as notas dó, ré e mim e logo abaixo pequenas frases ou palavras que encaixavam melodicamente
nas sequências. E a leitura foi mais uma cobrada dos alunos, que de um a um
tinham que ler uma frase determinada por nós. Em seguida, acompanhados pelo
teclado, todos cantaram as sequências e também as frases melódicas. Num
determinado momento da aula o professor David propôs uma avaliação, ele pediu
para que o colega Rodrigo Leal tocasse uma sequência e foi perguntando aos
alunos quais as notas que estavam sendo tocadas. Foi um momento importante,
sobretudo, para o professor avaliar o progresso da turma frente ao conteúdo
aplicado. Por fim, com pouco tempo restante, começamos a explicar o Manosolfa e
conseguimos passar as notas para os alunos, do dó até o sol.
veja como a educação musical é importante na vida dos alunos.Conseguimos, em pouco tempo, nas turmas do 4º e 3º ano, resultados surpreendente na leitura e na percepção. Valeu e obrigado pela conquista!!!David
ResponderExcluir