01/04/2013
Hoje o professor David explicou
para os alunos o conceito de duração. O professor mostrou a diferença entre som
longo e som curto. Seguindo as atividades Davi exemplificou o conceito de som
longo e som curto comparando o som que os animais reproduzem.
Dando continuidade a aula,
partimos para parte prática utilizando copos, Davi foi ao teclado e eu e Vitor
ficamos conduzindo a turma. Dividimos a turma em dois grupos, Vitor ficou
tocando com o grupo os sons longos, e a outra metade do grupo ficou fazendo
sons curtos comigo.
Após os alunos terem entendido o conteúdo
da aula, o professor Davi tocou a música marcha soldado eu e Vitor junto com os
alunos fizemos o ritmo que aprendemos na aula.
Terminando esta atividade o
professor Davi e eu, escrevemos duas células rítmicas com figuras musicais que
representam sons longos e curtos. Em seguida pedimos que os alunos tocassem no
tambor e no timbal os sons longos e curtos.
Os alunos tiveram um bom
desempenho e foram bem participativos.
No terceiro ano o assunto da aula
foi grave e agudo. O professor explicou o conceito de grave e agudo exemplificando
estes sons com sons do cotidiano dos alunos. O professor utilizou as expressões
som fino e som grosso e pediu que os alunos comparassem a voz da mãe e do pai.
Feito isso o professor utilizou
um martelinho sonoro que reproduzia som grave e agudo. Davi tocou o martelinho
e pediu para os alunos identificarem os sons de tocados pelo professor classificando
o som ouvido como grave ou agudo.
Feito isso o bolsista Vitor fez
uma atividade usando a brincadeira “Vivo e Morto”. Quando Vitor tocava o som
agudo os alunos tinham que ficar em pé, e quando Vitor tocava um som grave os
alunos se abaixavam.
Os alunos gostaram muito desta
atividade, através da atividade lúdica Vitor conseguiu contribuir com aula
ajudando os alunos a compreenderem o assunto estudado de forma lúdica.
Seguindo a aula David apresentou
a turma, as notas musicais Dó, Ré. e o Mi para os alunos perceberem a relação
entre cada nota. Para que os alunos compreendessem melhor a relação entre as
notas Davi associou cada uma das notas a uma parte do corpo (Dó: joelho. Ré:
cintura. Mi: ombro.). Finalizando a aula David foi ao teclado e tocou uma
pequena melodia baseada nas notas estudadas.
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