quarta-feira, 3 de abril de 2013

Atabaque e mais capoeira!

As observações dessa semana na escola Irmã Scheilla foram bem dinâmicas. O professor Carmelito seguiu seu plano de aula, executando algumas canções, e relembrando outras. Ele também começou a falar sobre a Arca de Noé (Vinícius de Moraes) que trabalharemos durante alguns meses. 
Seguindo a sequência do trabalho com a capoeira, o bolsista Sapoti levou um atabaque e as crianças fizeram a célula da capoeira, enquanto ele tocava o instrumento, logo após nós dançamos e sambamos numa brincadeira de roda, cantando Sambalelê, com o ritmo feito no pandeiro, na meia-lua (que o bolsista Felipe levou e apresentou aos alunos) e no atabaque. Os alunos tinham que entrar na roda e sambar. Isso foi engraçado, pois enquanto alguns morriam de vergonha, outros eram totalmente o oposto.
Depois as crianças podiam tocar também nos instrumentos levados.
Após essa dinâmica, o bolsista Felipe se despediu das turmas, pois foi sua última observação.


Essa semana não houve o relaxamento. 

Temos apenas um caso intrigante em uma das turmas. Uma menina que no início das aula não sabíamos se era menina ou menino, pois ela não expressava nenhuma feminilidade em seu jeito e em sua forma de vestir para ir para escola, porque não usava nenhum adereço feminino, seu cabelo é curto, mas acreditávamos que era menina por causa do seu nome. Nessa semana ela apareceu de brinco, e percebemos uma diferença no seu comportamento, está mais afetiva. Ainda estamos tentando identificar o que faz com que ela não expresse essa feminilidade. Mas já percebemos uma singular mudança. 

Peço perdão por não ter postado o relato da semana passada, terminei esquecendo com tantas atividades, mas estava na escola.

Abraços, 
Lorena Oliveira

Um comentário:

  1. A aula foi um barato! As crianças adoraram tocar o atabaque.
    Sentiremos falta de Felipe nas nossas aulas. Desejemos a ele muita sorte, sempre!

    ResponderExcluir