sábado, 27 de abril de 2013


Ola primeira postagem....Tem alguns atrasados...


BRINCANDO COM AS PALAVRAS

Relatório de aula dia 22/04/2013 – Carmelitana
 As aulas foram dadas para as turmas do 4A e 4B. Nessa aula o Prof. David iniciou o estudo sobre compasso rítmico utilizando palavras monossílabas para a mínima e semínima, e dissílabas para os grupos de duas colcheias. No inicio o Prof. colocou vários exemplos no quadro, pediu para os alunos copiarem e repetirem. Depois fez a parte rítmica, e pediu para que eles colocassem as palavras. Foi muito interessante, ajudei o Prof. a corrigir e dar o apoio aos alunos, sempre perguntavam se as palavras estavam certas e pediam exemplos. Foi muito interessante a relação interdisciplinar, principalmente a questão da leitura, teve uma aluna que criou um poema.

SEM AULA....QUE TRISTE

Relatório de aula dia 15/04/2013 – Carmelitana
 Nesse dia não teve aula, estava sem água e a diretoria pediu para que os alunos fossem embora, pois a escola estava sem condições para ter aula.


APRENDENDO A OUVIR

Relatório de aula dia 10/04/2013 – Carmelitana 
  Olá! Meu primeiro dia de observação. Gostei muito da experiência foi muito além das minhas expectativas. A aula foi dada para as turmas do 1° e 2° ano. O prof. Davi começou a aula ensinando os alunos a importância de se ouvir primeiro, utilizando o exemplo de que os ouvidos estão acima da boca, sendo assim, o ouvir é mais importante do que o falar. Depois eles ficaram bem quietos, prestando atenção no silêncio e no som. O prof. pediu pra que todos fechassem os olhos e começassem a escutar os sons do ambiente.  Depois pegamos os instrumentos teclado, sanfona, tambor, flauta, coco e claves e começamos a cantar a musica “A loja do mestre André”.



Foi na loja do mestre André
Que eu comprei um (Falava o nome do instrumento)


Plim, plim, plim
Um (Falava o nome do instrumento)
Plim,plim,plim
Um (Falava o nome do instrumento)


Ai, olé, ai olé foi na loja
Do mestre André
Ai, olé, ai olé foi na loja
Do mestre André

E quando falava o nome de cada instrumento eu e os outros alunos do Pibid tocávamos os instrumentos que estavam em nossas mãos (sanfona, flauta, coco e tambor). As crianças ficaram com as claves nas mãos. Depois o prof. começou a cantar a musica “ Na Bahia tem”.

Na Bahia tem, tem, tem, tem
na Bahia tem, oh! Morena
coco de vintém.

O prof. chamou os alunos em grupos, e cada um com um par de cocos fizeram tipo uma apresentação, o prof. ensinou-os a se organizarem para uma apresentação, como entrarem e como saírem. E para terminar cantamos uma musiquinha de despedida.

2 comentários:

  1. Rafael, veja como é importante nossa presença na escola! fico feliz que você cada dia vem crescendo e se identificando com a docência. Continue assim... parabéns!
    David

    ResponderExcluir
  2. Esta sendo maravilhoso pra mim essa experiência. A minha visão de escola era um pouco diferente da que tenho agora. Ainda tenho muito que aprender, além do que eu achava....rsrs Mas estou aprendendo muito com o Srº, e ainda tem muito mais.

    ResponderExcluir