Hoje observei a aula do professor Ednaldo pela tarde. Ele começou a aula ensinando a letra de um clássico do samba brasileiro "Trem das Onze". Primeiro passou a letra frase por frase declamando e, depois, os alunos repetindo para fixar a letra da música. Depois colocou a música que era uma adaptação no gênero bossa nova e começou a explicar gêneros musicais.
O professor começou a fazer várias perguntas sobre a música para que os meninos, a partir das perguntas, lembrassem e respondessem sobre a letra da canção. Uma aluna escreveu no quadro enquanto o professor passava a música com os demais, "TE AMO PROFESSOR". Tem coisa mais gratificante que isso!?
Em outra turma o professor colocou uma música e trabalhou um CÂNONE a 4 vozes. Eu fiquei com uma turma, professor Ednaldo com outra, Abraão ficou com mais uma e para ficar com a turma restante o professor escolheu um aluno que ele sabia que poderia fazer o exercício. A música era:
Subi ladeira para ver a cozinheiraÉ sexta feira que cheirinho de mingauDona Luzia meche a colher de pau.
Numa outra turma o professor colocou uma música e trabalhou com a turma a duração do som com um gráfico que ele colocou no quadro. Sons curtos e longos: QUADRO, SOM CURTO, RETÂNGULO SOM LONGO, e no final da música trabalhou a dinâmica em FADE OUT com o gráfico do diminuendo. Os meninos gostaram tanto que pediram BIS literalmente. Depois o professor distribuiu instrumentos de percussão e contamos com a presença de Zé Liveira ajudando no exercício. O professor perfilou os alunos lado a lado e com a música no play back se utilizou de movimentação corporal e gestos com as mãos no ritmo da música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário