A
aula de hoje (29/04/2013) para os dois terceiros anos (A e B) abordaram o mesmo
assunto: as cinco primeiras notas músicas e sua localização na pauta. No início
das aulas eu David fizemos uma revisão de tudo relacionado ao assunto que as
turmas tinham visto nas semanas anteriores, reapresentamos as notas (de dó a sol)
reforçando suas alturas e fazendo-os cantar algumas sequências melódicas,
relembramos sinais de cada nota através no método manosolfa e revisamos a pauta musical, linhas, espaços e clave. Em seguida, demos continuidade a uma
atividade iniciada na aula da semana passada. Distribuímos para a turma papéis
com a pauta (os mesmos papéis que eles aprenderam a escrever a clave de sol), escrevemos no quadro uma
pauta com a clave de sol e a sequência de dó
a sol, usando semibreves. A tarefa deles era transcrever o que estava no quadro
para o papel. Apesar de ser bastante simples, a maioria tanto da turma A quanto
da turma B encontrou dificuldade, muitos se mostraram desatentos e sem prática
de copiar. No fim, depois de algumas correções e alguns “puxões de orelha” a
maioria dos alunos conseguiu desempenhar a atividade de uma forma satisfatória.
O importante é saber que a presença da música atua de forma interdisciplinar e tem contribuído bastante para educação desses meninos.
ResponderExcluirValeu Victor!!
David