quinta-feira, 11 de abril de 2013

Aulas do dia 10/04/2013 :-)


No dia 10/04 foram observadas aulas das turmas do primeiro e terceiro anos do Ensino Fundamental I. Particularmente, estas foram as melhores observações na Escola São Domingos Sávio durante este meu período no PIBID-Música.
 Os alunos das duas turmas estavam mais atentos e participativos, o que facilitou o decorrer das atividades, notando poucos casos de dispersão em relação a momentos anteriores. Creio que este fato se deu porque a professora Nara Rúbia iniciou cada aula com uma atividade de movimento corporal, o que deixou os educandos mais integrados. Também senti que Nara fez com que não ficassem apenas estáticos, sentados em suas carteiras, mas sim dinamizou a aula, tanto com momentos onde os educandos estavam sentados ao chão, como também em pé, e se movimentando a partir das canções.
Logo após a atividade inicial, Nara apresentava as turmas algumas músicas que fazem parte do musical “Boi Bonito”. Foi incrível notar que os educandos haviam memorizado a letra e melodias das mesmas, além de terem cantado durante as atividades, e até quando já estavam para irem embora.
Durante a aula do primeiro ano, uma aluna não estava participando muito das brincadeiras. Ela, com um olhar bem doce e bastante tímida, precisava de auxílio em relação aos movimentos de percussão corporal da atividade inicial. Quando notei este fato, não pensei duas vezes e procurei orientá-la dentro do círculo. Consegui que fizesse os movimentos de uma forma um pouco mais coordenada, além de tirar vários sorrisos de seu rosto. Senti também que a partir daquele momento ganhei sua confiança, e ajudei a interagir mais durante a aula.
Já em relação a uma aluna do terceiro ano, notei que ela não queria participar da aula de música, e estava bastante chateada. Pedi que se sentasse, e apenas observasse seus colegas. Após poucos minutos, a aluna estava ao meu lado, dessa vez bastante sorridente e alegre com a brincadeira de percussão corporal. Creio que as atividades com movimento que estavam sendo realizadas foram essenciais para que a aluna se sentisse estimulada a participar, e perceber isso foi muito gratificante.
No termino de cada aula, foi realizado um momento de relaxamento, onde os alunos se deitaram no meio da sala, e puderam descansar após as atividades que envolveram maior quantidade de movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário