No
dia 10/04 foram observadas aulas das turmas do primeiro e terceiro anos do
Ensino Fundamental I. Particularmente, estas foram as melhores observações na
Escola São Domingos Sávio durante este meu período no PIBID-Música.
Os alunos das duas turmas estavam mais atentos
e participativos, o que facilitou o decorrer das atividades, notando poucos
casos de dispersão em relação a momentos anteriores. Creio que este fato se deu
porque a professora Nara Rúbia iniciou cada aula com uma atividade de movimento
corporal, o que deixou os educandos mais integrados. Também senti que Nara fez
com que não ficassem apenas estáticos, sentados em suas carteiras, mas sim
dinamizou a aula, tanto com momentos onde os educandos estavam sentados ao
chão, como também em pé, e se movimentando a partir das canções.
Logo
após a atividade inicial, Nara apresentava as turmas algumas músicas que fazem
parte do musical “Boi Bonito”. Foi incrível notar que os educandos haviam memorizado
a letra e melodias das mesmas, além de terem cantado durante as atividades, e
até quando já estavam para irem embora.
Durante
a aula do primeiro ano, uma aluna não estava participando muito das brincadeiras.
Ela, com um olhar bem doce e bastante tímida, precisava de auxílio em relação
aos movimentos de percussão corporal da atividade inicial. Quando notei este
fato, não pensei duas vezes e procurei orientá-la dentro do círculo. Consegui
que fizesse os movimentos de uma forma um pouco mais coordenada, além de tirar vários
sorrisos de seu rosto. Senti também que a partir daquele momento ganhei sua
confiança, e ajudei a interagir mais durante a aula.
Já
em relação a uma aluna do terceiro ano, notei que ela não queria participar da
aula de música, e estava bastante chateada. Pedi que se sentasse, e apenas
observasse seus colegas. Após poucos minutos, a aluna estava ao meu lado, dessa
vez bastante sorridente e alegre com a brincadeira de percussão corporal. Creio
que as atividades com movimento que estavam sendo realizadas foram essenciais
para que a aluna se sentisse estimulada a participar, e perceber isso foi muito
gratificante.
No
termino de cada aula, foi realizado um momento de relaxamento, onde os alunos se
deitaram no meio da sala, e puderam descansar após as atividades que envolveram
maior quantidade de movimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário