5º ano
Quis fazer uma roda mais estreita com as cadeiras mais de perto. Justamente
para promover a socialização e a quebra das “panelinhas” (meninos/meninas). A
aula já começou um pouco tensa, a professora esperou por um bom tempo o silêncio
dos alunos para começar a contação de história. Chegou um momento em que a
professora percebeu que estava falando muito alto.
Percebi que os alunos precisavam se movimentar e expressar seus gostos e
conhecimentos prévios. Por mais que a história estivesse legal, eles queriam
conversar (falar de si próprio), cada um com sua panelinha; eles queriam correr
pela sala; liberar geral. Daí imaginei que seria interessante traçar um
estratégia para contemplar esses anseios e necessidades dos alunos e “linkar”
com a história do boi a ser contada.
Sendo assim cochichei com Nara que os alunos estavam querendo se
movimentar e então ela mudou de planos, deixou a história de lado e fez a
dinâmica “Yapo” uma canção indígena (versão palavra cantada) que contém
movimentos corporais. Rapidamente os alunos relembraram a canção e fizeram os
movimentos. Destaco um momento onde eles tiveram que tocar na cabeça do colega
ao lado. Isso fez com que os alunos se aproximassem mais um dos outros,
quebrando as barreiras e panelinhas, reforçando o sentimento de grupo.
1º ano
Devido a experiência vivenciada na turma anterior, resolvi fazer a
dinâmica “Lá vai a bola” adaptada para que todos pronunciarem seus nomes. Essa
turma participou mais das as atividades. Ouviram curiosamente a história e cantaram
as canções “A barra do dia” e “Clareia a lua”. A professora montou um espécie
de curral com as cadeiras, passava ao redor cantando as músicas e aos poucos
chamava cada “boi” (por ordem/critério de quem cantasse) um por um. Depois de
um passeio pela fazenda os “bois” dormiram.
3º ano
Devido a um problema com a gestão de horários essa turma chegou um pouco
depois do que devia, atropelando a
aula do 1º ano. Quando terminou, Nara liberou-os e deu início a aula com o
3ºano.
Na atividade “Lá vai a bola” os alunos gostavam de demorar de passar a
bola. Depois dessa atividade, fizemos a “Yapo” em seguida Nara deu continuidade
a história que parou no momento em que levaram da Bahia o melhor boi para
outros Estados brasileiros, e o primeiro foi Minas Gerais. Cantaram as musicas
“Clareia a lua” e “Oh! Que noite tão bonita”.
Nessa turma teve problemas de indisciplina semelhantes aos da primeira
turma e a professora Nara citou alguns fatores que causaram isso: alguns alunos
são novos na escola e nesse dia metade dessa turma já tinha ido embora e talvez
os alunos estivessem sentindo-se injustiçados por isso.
Alguns alunos ao sair da escola, ainda vão para outra instituição
estudar, uma espécie de “creche” com reforço escolar para alunos do fundamental
I.
P.S: Desde o ano passado tivemos a notícia que a Escola São Domingos
Sávio ganhou uma sala específica de música, fruto do musical apresentado. Mas,
até o momento tenho presenciado aulas de música em uma das salas que eram
usadas o ano passado para música e bem como as disciplinas generalistas. Até esse dia,
essa sala, tem uma geladeira, o que faz que outros professores e funcionários tenham
acesso a sala a qualquer hora, acontecendo aula ou não. A sala também serve de depósito
para livros didáticos, mochila de funcionários, entre outros. Seria essa a sala específica
de música?
Nenhum comentário:
Postar um comentário