sexta-feira, 12 de abril de 2013

Relato 03/04/13



5º ano

Quis fazer uma roda mais estreita com as cadeiras mais de perto. Justamente para promover a socialização e a quebra das “panelinhas” (meninos/meninas). A aula já começou um pouco tensa, a professora esperou por um bom tempo o silêncio dos alunos para começar a contação de história. Chegou um momento em que a professora percebeu que estava falando muito alto.
Percebi que os alunos precisavam se movimentar e expressar seus gostos e conhecimentos prévios. Por mais que a história estivesse legal, eles queriam conversar (falar de si próprio), cada um com sua panelinha; eles queriam correr pela sala; liberar geral. Daí imaginei que seria interessante traçar um estratégia para contemplar esses anseios e necessidades dos alunos e “linkar” com a história do boi a ser contada.
Sendo assim cochichei com Nara que os alunos estavam querendo se movimentar e então ela mudou de planos, deixou a história de lado e fez a dinâmica “Yapo” uma canção indígena (versão palavra cantada) que contém movimentos corporais. Rapidamente os alunos relembraram a canção e fizeram os movimentos. Destaco um momento onde eles tiveram que tocar na cabeça do colega ao lado. Isso fez com que os alunos se aproximassem mais um dos outros, quebrando as barreiras e panelinhas, reforçando o sentimento de grupo.

1º ano

Devido a experiência vivenciada na turma anterior, resolvi fazer a dinâmica “Lá vai a bola” adaptada para que todos pronunciarem seus nomes. Essa turma participou mais das as atividades. Ouviram curiosamente a história e cantaram as canções “A barra do dia” e “Clareia a lua”. A professora montou um espécie de curral com as cadeiras, passava ao redor cantando as músicas e aos poucos chamava cada “boi” (por ordem/critério de quem cantasse) um por um. Depois de um passeio pela fazenda os “bois” dormiram.








3º ano

Devido a um problema com a gestão de horários essa turma chegou um pouco depois do que  devia, atropelando a aula do 1º ano. Quando terminou, Nara liberou-os e deu início a aula com o 3ºano.
Na atividade “Lá vai a bola” os alunos gostavam de demorar de passar a bola. Depois dessa atividade, fizemos a “Yapo” em seguida Nara deu continuidade a história que parou no momento em que levaram da Bahia o melhor boi para outros Estados brasileiros, e o primeiro foi Minas Gerais. Cantaram as musicas “Clareia a lua” e “Oh! Que noite tão bonita”.
Nessa turma teve problemas de indisciplina semelhantes aos da primeira turma e a professora Nara citou alguns fatores que causaram isso: alguns alunos são novos na escola e nesse dia metade dessa turma já tinha ido embora e talvez os alunos estivessem sentindo-se injustiçados por isso.
Alguns alunos ao sair da escola, ainda vão para outra instituição estudar, uma espécie de “creche” com reforço escolar para alunos do fundamental I.

P.S: Desde o ano passado tivemos a notícia que a Escola São Domingos Sávio ganhou uma sala específica de música, fruto do musical apresentado. Mas, até o momento tenho presenciado aulas de música em uma das salas que eram usadas o ano passado para música e bem como as disciplinas generalistas. Até esse dia, essa sala, tem uma geladeira, o que faz que outros professores e funcionários tenham acesso a sala a qualquer hora, acontecendo aula ou não. A sala também serve de depósito para livros didáticos, mochila de funcionários, entre outros. Seria essa a sala específica de música?     

Nenhum comentário:

Postar um comentário