quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Relatório de Observação Escola Santa Bárbara 04/11/2010

Relatório de Observação Escola Santa Bárbara 04/11/2010

Da-se o “start” então do processo avaliativo. O educador Maurício junto com a sua equipe inicia então o processo de averiguar quais os conhecimentos foram adquiridos e até aonde chegamos aos processos de desenvolvimento. Tudo isso é realizado de modo sucinto, e as atividades são realizadas normalmente, mas é sempre necessário trazer a memória o que os educandos (tanto de forma geral quanto individual) não conseguiram e agora conseguem executar. Verificar se houve alguma cognição adquirida, quantas músicas eles conseguiram memorizar, quais as dificuldades que existiam e as que existem agora. De uma maneira geral percebemos que as evoluções ocorreram apesar de muitas vezes parecer imperceptível.
Segue então os relatos das turmas do 3º B, 3º A e grupo 5.

3º B

Professor começa pedindo para os educandos cantarem a música “Da Maré” já explicada no primeiro semestre. Canta a música e trabalha dinâmica, pedindo aos alunos que cantem forte e fraco. Aproveitando que a professora regente da classe trabalhou formação de palavras com as silabas SA, SE, SI, SO, SU, Pediu para os alunos cantarem a música com a sílaba SA. Apenas uma aluna não cantou. Esta aluna não apresenta uma regularidade na execução das atividades. Depois o professor propõe aos alunos que cantem a música falando as silabas sendo que cada fila cantava uma silaba. Alguns alunos não executaram a atividade. Ainda para complicar mais, o professor solicitou que os alunos cantassem a música com a silaba “TRA”.
Maurício citou que “com onomatopéia é mais difícil cantar devido ao processo de alfabetização, mas as evoluções acontecem.” O mesmo mencionou que um aluno com problema de dicção com a silaba TRA hoje já apresentou uma melhora considerável.
Outro elemento trabalhado com a troca de sílaba pela letra da música é os alunos perceberem que a diferença entre melodia e letra da música.
Tânia então vai à frente por solicitação do professor para trabalhar a dinâmica da música. Em seguida o professor apenas a música “Que é que ta escrito” e os alunos começaram a cantar. Já no final da aula os alunos começaram a se dispersar e cantaram novamente “We Will Rock You”...

3º A

A música do Lixo volta então a ser ensaiada. O professor começa conversando com os alunos sobre a gravação da música que eles compuseram. Quando a música inciou todos cantaram, mas devido a dispersão por não conhecerem a música todos pararam de cantar. Fundamentalmente o que aconteceu neste dia foi o ensaio do grupo da nova música.

5º Ano

Antes que o Maurício já estivesse na sala, chegamos nós três (Eu, Tânia e Ricardo) e a recepção deste grupo como sempre é muito calorosa. Fomos abraçados por todos os alunos e então pedimos para que formassem a rodinha da amizade. Cantamos a música do peixinho variando o andamento da música. Ao cantar mais forte pedimos que cantassem com andamento mais andante. E quando foi mais presto pedimos que cantassem baixo. Tudo isso para afirmar ainda que não explicássemos de forma oral, a diferença entre força e andamento.
Depois o professor Maurício trouxe o som e começamos a hora do ouvido com uma “marchinha de carnaval”. O educador perguntou aos educandos quais instrumentos eram utilizados. Eles acertaram. Houve também um samba e um forro que o professor pediu para eles tanto identificarem os instrumentos quanto para eles dançarem no ritmo da música.
Depois disso o professor trouxe a caixinha da surpresa, na qual os educandos descobriam quais instrumentos estavam dentro da caixa o professor tocava. Após eles descobrirem isso eles tocavam os instrumentos. Além de tocar eles improvisavam com a música que estava sendo tocada por Ricardo no violão.
No final da aula todos se direcionaram ao violão para um pouco e foram embora.

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