terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vivência com Cirandando Brasil - 17 de novembro de 2010 / sexta-feira






Olá colegas,


Nessa sexta feira não foi possível ir à escola Olga Figueiredo porque participei da Capacitação de Multiplicadores na utilização da Cultura da Brincadeira como estratégia didática e conteúdo transversal com Nairzinha e a Equipe Cirandando Brasil. Acredito que todos vocês tenham recebido o convite porque o nosso departamento de música mandou para a lista.


Uma experiência enriquecedora. Participamos de brincadeira de roda, brincadeiras do folclore infantil, foi contada a história da brincadeira e sua importância na vida da criança, as influências étnicas formadoras da identidade cultural brasileira, reflexão da brincadeira como conteúdo transversal no espaço de ensino e aprendizagem, nas escolas, nas creches e nas organizações sociais, entre outros.



Essa experiência foi fantástica e nos fez reviver de modo lúdico a nossa infância! Não foi um evento cansativo e o bom de tudo é que foi de gratissssssssssss...

O evento aconteceu nessa sexta-feira, 19 de novembro no Instituto Feminino da Bahia das 8:30 h ás 17:00hs. Quando cheguei no local as atividades já tinha começado. Infelizmente eu só pude participar no primeiro momento e depois tive que ir para casa para dar um suporte para minha mãe. Mas antes tive a idéia de deixar o mp4 com minha colega Isis para gravar o áudio do evento. Retornei ao curso na metade da tarde e pude participar de algumas atividades. Saindo de lá fui para o hospital para dar assistência a minha família que estávamos acompanhando minha tia, Ângela de Souza que estava hospitalizada no hospital Roberto Santos para uma cirurgia. Lamentei não ter participado de todo evento.

Gravei o áudio, caso queiram, posso passar... Só não filmei porque não foi permitido. Eu até tentei, mas pediram que eu parasse. Também comprei o material...

Uma das Brincadeiras que foi executada com dramatização:

"Linda Rosa Juvenil"

A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda Rosa juvenil, juvenil.


Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar

Vivia alegre no seu lar, no seu lar.

Mas uma feiticeira má, muito má, muito má
Mas uma feiticeira má, muito má.


Adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim
Adormeceu a Rosa assim, bem assim


Não há de acordar jamais, nunca mais, nunca mais
Não há de acordar jamais, nunca mais.


O tempo passou a correr, a correr, a correr
O tempo passou a correr, a correr.


E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor.



Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
Um dia veio um belo rei, belo rei.


Que despertou a Rosa assim, bem assim, bem assim.
Que despertou a Rosa assim, bem assim.



Mais uma brincadeira:

"Os escravos de Jó"



Grande abraço!!!

6 comentários:

  1. Algo de muito interessante foi saber que essa brincadeira é de origem africana. Utilizada pelos escravos para indicar que dia da semana "um escravo" fugiria...

    ResponderExcluir
  2. André ... sexta-feira vc não estava no hospital dando um suporte para sua tia?
    Te liguei para saber dos questionários enquanto estava trabalhando com Angela ...

    ResponderExcluir
  3. Escola Otável Mangabeira? Desde quando a gente tem alguma coisa a ver com ela? Neste horário vc não devia estar na escola Olga Figueiredo de Azevedo ensaiando com as crianças o musical?

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão Flávia, o PIBID não tem nenhum vinculo com esta escola. Só aconteceu uma troca de nomes de escola e já vou corrigir. E em relação a minha tinha, eu estava com ela, se precisar de um comprovante ou atestado posso levar para dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, fiz algumas correções e esclarecimentos necessários. Tendo mais duvidas é só comentar que com prazer irei ressaltar.

    Abraços e desculpe os equívocos...

    ResponderExcluir