sábado, 6 de novembro de 2010

RELATÓRIO OBSERVAÇÃO ESCOLA SANTA BÁRBARA (3º ANO A, B e Grupo 5) 04 DE NOVEMBRO DE 2010

Terceiro B:
O educador Mauricio Dória começou a aula perguntando com que sílaba começava a “Música da Maré”, as respostas se alternaram entre “na” e “da”. Anunciada a música começou a tocá-la ao violão em um volume baixo, chamando a atenção dos educandos para esse fato. Pediu que cantassem e todos cantaram de maneira moderada. Logo após pediu que eles cantassem alto, perguntando em seqüência qual das duas maneiras eles preferiam. Todos preferiram a forma suave de cantar.
Aproveitando o material para alfabetização escrito no quadro (palavras que começavam com as sílabas sa, se, si, so, su), o educador pediu que todos cantassem a melodia da música da maré com cada sílaba por vez. Todos cantaram e no fim, o educador perguntou com qual das sílabas eles gostaram mais de cantar, com a maioria escolhendo o “su”. Pediu que cantassem novamente, só que desta vez com a sílaba “Tra”, cantando os trechos da melodia separados por fila. Repetindo o procedimento só que desta vez com a letra da música. Todos se envolveram na atividade.
A educadora Tânia Vêni foi convidada por Maurício para reger a sala, repassando antes com os educandos alguns gestos pré-estabelecidos (começar e interromper o som, cantar mais forte e suave). Todos começaram a cantar e seguiram a regência de Tânia de maneira satisfatória.
Antes de terminar a aula, todos cantaram acompanhados ao violão, com muita empolgação, a música “O que é que está escrito”.
Antes, durante e depois da aula, o educador Maurício esclareceu o porquê de algumas atividades e que as aulas que se seguirão até o fim do ano serão mais avaliativas. Explicou que cantar a melodia com outras palavras que não à letra da canção, ajuda na diferenciação entre letra e melodia, sem que seja necessária qualquer explicação teórica.
Disse também, que pediu aos educandos que cantassem com o “tra” no intuito de ajudar um educando específico, pois o mesmo apresentou problemas de dicção desde a sua entrada na escola.

Terceiro A: Ensaio da musica da Reciclagem.
A aula foi basicamente o ensaio da música composta pelos educandos sobre o tema reciclagem. Música que será gravada no dia 18 de novembro. O educador acompanhou ao violão, enquanto os educandos cantavam. Durante a atividade alguns cantaram, outros conversaram, dormiram, não fizeram nada, acompanharam percutindo as carteiras, percutiram o próprio corpo, cantaram fazendo cena com microfones imaginários na mão... Foi necessária a repetição de alguns trechos que apresentaram problemas.
Em dado momento o educador reclamou que todos estavam gritando ao invés de cantar e passou a tocar o violão mais baixo, pedindo que cantassem acompanhando o volume do violão. Todos cantaram de forma mais moderada.
Devido ao atraso da merenda muitos educandos estavam desatentos e reclamando do fato, o que fez o educador encerrar a aula um pouco mais cedo.

Grupo cinco:
Chegamos (eu, Jean e Tânia) na sala do grupo cinco antes do educador Maurício e fomos recebidos com muito carinho por todos através de um enorme abraço coletivo. Formamos a “rodinha da amizade”, cantamos a “Música do Peixinho e Xique-Xique” e então Maurício chegou anunciando a hora do ouvido, que consistiu em três músicas: uma marchinha de carnaval onde após a audição foi pedido que os educandos identificassem que instrumentos estavam ouvindo. Todos falaram instrumentos ao acaso, mais baseados em sua memória do que na audição propriamente dita;
A segunda música foi um samba que fez boa parte dos educandos se levantarem e dançarem com bastante desenvoltura;
A terceira foi um “forró”, após tocar a música perguntamos qual era a diferença entre as ultimas duas canções ouvidas, os educandos tentaram verbalizar a diferença mais não conseguiram. Resumindo que uma se dançava junto e era música de São João e a outra não. Conceituamos então como samba e o “forró”.
Após a atividade, Maurício abriu a caixa de instrumentos de percussão, o que causou grande alvoroço entre os educandos. Toquei um “Xote” ao violão enquanto todos me acompanhavam com o caxixi, um educando por vez. Alguns se mostraram bem musicais acompanhando dentro do ritmo e variando o acompanhamento. Depois repetimos o procedimento com a Pandeirola. Antes de sair, mais uma vez, todos formaram fila para “tocar” o violão.

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