Após a recepção calorosa que já é de costume acontecer ao chegarmos nesta sala, o professor continuou a atividade com os bichos que foi iniciada na semana passada.
O professor solicitou que os alunos fizessem a rodinha da amizade, começou a pegar os bichos e pedir para imitarem o som ou criar o som que eles imaginassem para os bichos. Tais animais são: Tartaruga, sapo, burro, passarinho, gato, cachorro, girafa, elefante, leão, macaco, lobo, coelho, porco, vaca, tucano, galinha, cavalo, papagaio e jacaré. Os garotos fizeram tudo com proeza, até imitando com gestos os animais. Depois o professor sugeriu que os alunos pegassem os bichos e aguardassem sua vez de imitar individualmente os animais. Para passar os bichos houve a sugestão de uma aluna que pediu para cantar uma música e passar os bichos até a música acabar. Os alunos não aceitaram. O professor então colocou os bichos no meio da roda, e pediu para que os alunos pegassem um bicho. O professor então começou a criar rimas para os bichos e no final pediu para eles imitarem. Alguns relutaram, outros fizeram. A proposta desta atividade é fazer com que os alunos vençam a timidez na execução musical e em outras áreas do cotidiano. Após isso, cantaram a música do peixinho vermelho e tocaram no violão antes de sair.
3º Ano A
O professor explicou como seria feita a gravação da música do lixo e em seguida começou a ensaiar. O ensaio não foi tão proveitoso, pois os alunos estavam desmotivados, mas a atividade principal desta aula não seria o ensaio, mas o trabalho de leitura musical. O professor desenhou no quadro 11 quadrados alguns com um X no meio conforme tabela abaixo.
Exemplo:
Em seguida pediu para os alunos andarem e tocarem a pandeirola que ele já havia dado aos alunos. Depois colocou uma música para eles andarem na pulsação da música e tocarem o instrumento.Solicitou a alguns alunos em específico para irem à frente da sala executar a atividade.
Alguns alunos tiveram dificuldade, mas executaram. No final o professor escolheu em especial um aluno que possuía uma deficiência motora. Ele demorou um pouco, mas executou a atividade. O mesmo escolheu para que este se acostumasse a vencer os desafios individualmente.
3º Ano B
A atividade foi semelhante. O mesmo desenho que existia acima foi feito, porém o professor não colocou o som para eles seguirem o pulso. O professor saiu e nos deixou conduzindo a atividade (eu e Ricardo). Dividimos a sala em de forma que o meio desta ficou livre para andar, e então solicitamos que os alunos de dois em dois, um com uma clava e outro com a pandeirola, andassem do final da sala em direção a quadro executando a atividade. O barulho e a ânsia para executarem a tarefa existiram, mas a atividade foi executada até o final. Alguns alunos tiveram uma maior dificuldade para coordenarem os passos e executarem o que estava no quadro, mas todos fizeram a atividade corretamente. Esta atividade de execução em dupla é interessante, pois além de trabalhar a execução em conjunto, foi desenvolvida a individualidade no sentido da perda da timidez.
Alguns alunos tiveram dificuldade, mas executaram. No final o professor escolheu em especial um aluno que possuía uma deficiência motora. Ele demorou um pouco, mas executou a atividade. O mesmo escolheu para que este se acostumasse a vencer os desafios individualmente.
3º Ano B
A atividade foi semelhante. O mesmo desenho que existia acima foi feito, porém o professor não colocou o som para eles seguirem o pulso. O professor saiu e nos deixou conduzindo a atividade (eu e Ricardo). Dividimos a sala em de forma que o meio desta ficou livre para andar, e então solicitamos que os alunos de dois em dois, um com uma clava e outro com a pandeirola, andassem do final da sala em direção a quadro executando a atividade. O barulho e a ânsia para executarem a tarefa existiram, mas a atividade foi executada até o final. Alguns alunos tiveram uma maior dificuldade para coordenarem os passos e executarem o que estava no quadro, mas todos fizeram a atividade corretamente. Esta atividade de execução em dupla é interessante, pois além de trabalhar a execução em conjunto, foi desenvolvida a individualidade no sentido da perda da timidez.
Você percebeu a dificuldade de Michel para executar a atividade???? isso é pelo fato dele ter alguma limitação, mas mesmo assim executou... e outra coisa foi que quando fazem em dupla a coisa fica mais tranquila pra eles... deu pra ver isso também???? Bem, creio que as discrição das aulas devem conter um ponto reflexivo a elas.
ResponderExcluir