Grupo cinco:
O educador Maurício Dória antes da aula nos avisou que iria continuar com a atividade dos fantoches/bichos com o intuito de avaliar a evolução da desinibição dos educandos, para isso faria uma pequena alteração na atividade. Entrou na sala e pediu que formassem a rodinha da amizade, depois pediu que eu distribuísse os bichos pelo centro da roda, após a distribuição cada um escolheu um para si e os que sobraram foram recolhidos. O educador então começou a cantar à música de estímulo a reprodução dos sons dos bichos e todos os educandos levantaram e imitaram os sons dos bichos que estavam de posse, ainda com alguma inibição. Após essa atividade alguns educandos cantaram músicas com os seus bichos/fantoches.
Da mesma forma que os fantoches o educador distribuiu instrumentos pelo meio da sala ( chocalhos, pandeirolas e clavas). Todos escolhem um instrumento e uma educanda que ficou sem o instrumento foi chamada pelo educador para “reger” a sala, antes porém, o educador repassou os gestos que significavam som (mão aberta) e silencio (mão fechada). A atividade começou e todos a principio seguiram a “regência” feita pela colega, depois foi cada um por si e o educador tentando fazer com que todos seguissem as indicações feitas pela educanda.
Cantamos a música de guardar os instrumentos e encerramos a aula.
Terceiro A:
A aula do terceiro ano A foi planejada e coordenada pelo educador Jean Prado. Primeiro ele juntou a turma em um círculo geral, depois subdividiu a turma em duas rodas menores. Dividida a turma começou a desenvolver a atividade que consistiu em tocar músicas ao aparelho de som para que os educandos identificassem qual era o compositor. As músicas e os compositores se seguiram nesta ordem:
Parabólicamará – Gilberto Gil
Pérola Negra – Luis Melodia
Sandália de Couro – Jau Peri
Baby – Bob Mc Ferrin
Thriler – Michael Jackson.
Todos se envolveram muito na atividade que envolvia competição entre as duas rodas, após a aula um educando não ficou muito satisfeito por ter perdido. Os compositores identificados pelos educandos foram Gilberto Gil e Michael Jackson, esse último bastou que um acorde soasse para ser identificado.
Terceiro B:
A aula do terceiro ano B foi planeja e coordenada por mim. A primeira intenção era construir junto aos educandos um conceito de consciência negra para depois apresentar o conceito aceito socialmente. Questionei aos educandos o que seria a consciência negra, mas estava muito difícil manter a atenção deles e foi necessário gritar muito. No fim tinha algumas palavras soltas escritas no quadro que devido ao calor da hora e a falta de atenção não resultaram em muita coisa. Enfim não consegui desenvolver o conceito. Provavelmente a forma da abordagem não foi condizente com a faixa etária e as características psicológicas da turma. A segunda intenção era de contar uma breve história de como aconteceu a escravidão no Brasil, considero que nessa parte fui até bem sucedido, com um mapa mundi cedido pelo educador Mauricio consegui prender a atenção deles na discussão do assunto fazendo paralelos das privações que os negros sofreram no Brasil e as atividades do dia a dia de cada um. Mas também não consegui seguir adiante explicando o que ocorreu após a abolição. Por fim apresentei o vídeo com alguns compositores negros de sucesso. O vídeo de certa forma prendeu a atenção deles, mas não foi possível descrever a vida e as dificuldades passadas por cada um dos compositores em questão (Moacir Santos, Pixiguinha, Bezerra da Silva e Gilberto Gil).
Após o fim do vídeo surgiu outro problema, o tempo. As atividades planejadas haviam sido executadas e ainda tínhamos tempo de sobra. Fui salvo mais uma vez pelo educador Mauricio que tinha um desenho animado sobre o chorinho.
Confesso que fiquei com uma sensação de trabalho inconcluso. A aula não foi finalizada a contento, apesar do planejamento prévio e dos recursos áudio visuais usados. Discutindo com Mauricio e Jean após a aula, cheguei a conclusão que a forma de abordagem não era condizente com as características da turma e o assunto um pouco complexo para a faixa etária. Além do fator planejamento do tempo que ficou a desejar.
No mais é de erros que se faz a aprendizagem, que venham os próximos!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O relato é de Ricardo, mas a pergunta vai para Jean quanto à aula ministrada para o Terceiro Ano A:
ResponderExcluirqual foi a base de escolha das músicas?
Pergunto porque acho meio difícil que crianças com 8-9 anos conheçam Luis Melodia ou Bobby McFerrin. Talvez conheçam a música, mas o compositor ...
Enfim, já é outra geração ...
Comentários para Ricardo (aula ministrada para o Terceiro Ano B) ...
- Qual seria o conceito de consciência negra aceito socialmente? Qual seria a finalidade desta discussão?
- Vc escreveu: "Provavelmente a forma da abordagem não foi condizente com a faixa etária e as características psicológicas da turma".
Acho que sua dificuldade se deu pelo fato de vc ter planejado muito tempo de fala sobre determinados assuntos (conceituar a consciência negra, história da escravidão no Brasil, etc), que vc podia abordar através do fazer musical. Ou seja, a partir de uma música vc podia chegar aos conceitos. Têm raps bem interessantes que poderiam ter sido utilizados para iniciar a discussão.
Outra sugestão: vc poderia ter abordado estas questões escolhendo uma música que falasse sobre algum aspecto da cultura negra. Uma música com uma letra breve que permitisse a introdução de palavras ou versos, através dos quais vc poderia ter chegado ao conceito.
Ou ... a partir de um refrão, vcs poderiam ter composto a música coletivamente (ou em pequenos grupos, já que vc podia contar tb com Maurício e Jean por perto) ...
Idéias ...
Bem, Ricardo, o seu relato foi bem resumido para o que percebi na sala, o objetivo da execução desta aula foi para uma auto avaliação e vejo que esta foi feita, porém existiram outras questões que ocorreram como a postura dos meninos quando assistiram o vídeo por exemplo, você percebeu que quando aparecia as imagens com negros eles riam? e outra coisa é como falei, que a grande diferença é como fazer as coisas, esta turma de fluxo tem as suas particularidades que ja foram exploradas por vocês algumas vezes, fica o toque ai de que, precisamos ter um olhar mais aguçado para os alunos que trabalhamos, como agem, porque agem e para quê agem de tal forma, no mais gostei do processo sugerido pela atividade...
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