Devido aos professores titulares corrigirem as provas de um projeto aplicadas às crianças a partir do primeiro ano, só tivemos aula com as crianças do Grupo 5.
Como sempre, fomos recebidos com muita afetividade. Trazia em minha mão a caixa com os fantoches que o professor Maurício havia trazido para a realização da atividade executada e eles nem perceberam. Abraçaram tanto a mim quanto a Ricardo e a Márcio. Em seguida chegou Maurício e todos o saudaram também com bastante alegria. O professor pediu para que se fizesse a rodinha da amizade para escutar as músicas que o professor trouxe. O repertório é do CD Musicada da UFSCAR, chamado Musical da Bicharada. O professor então colocou a primeira música e pediu para os alunos dançarem. Até então eles dançaram tranquilamente. A música era lenta e as crianças dançaram balé, mas o professor perguntou qual era o animal que falava na letra da música. Então Thiago respondeu: Canarinho, e Ganhou o fantoche. Depois disso houve um pouco mais de dificuldade de dançar porque as crianças queriam apenas prestar a atenção à letra para ganhar o animal. Depois disso a seqüência de animais foram: Gatinha parda, Carneirinho, Elefante, Macaco, Tatu, Girafa e Serpente.
Houve certa disputa para ganhar os bichos, apesar de ter bicho para todas as crianças. Todos prestaram a atenção na letra da música. A dança diminuiu em relação ao começo, mas eles continuaram dançando com o estimulo do professor. Antes que terminassem as músicas, devido ao horário o professor distribuiu os animais a todos os alunos e alguns mais do que estavam no CD como Leão, Tartaruga e Coelho e pediu para que cada um reproduzisse o som dos animais. Como você já deve ter percebido Tatu, Girafa, Coelho e Tartaruga, são mais difíceis de reproduzir algum tipo de som, pois eles não têm sons característicos. Esse foi sem dúvida um momento para questionar o crescimento dos garotos. A espontaneidade com que alguns deles fizeram mostra que ao longo do tempo essas crianças cresceram. Alguns deles em meses anteriores nem se ousariam a pronunciar qualquer palavra, mas desta fez, a espontaneidade estes fizeram me impressionou, principalmente a garota que estava com a tartaruga. A improvisação com que ela executou o som deste animal me chamou a atenção de tal forma que a partir daí me fiz duas perguntas na qual às respostas cabem até a elaboração de um artigo: Por que as crianças estão mais espontâneas agora? Quais as atividades que estimulam o desenvolvimento das crianças na educação ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário