quarta-feira, 31 de agosto de 2011

E a lateralidade?

ATIVIDADES NO COLÉGIO SANTA BÁRBARA
DATA: 25/08/11

3º ANO B

Os alunos arrumaram as cadeiras liberando o centro da sala.
O professor perguntou à turma quem se lembrava da música trabalhada na aula anterior e ninguém lembrou.
Depois o professor pediu para que a turma escolhesse uma música para todos cantarem, e então o professor tocou no violão e a turma cantou “O que é que tá escrito?”.
Em seguida todos sentaram no chão dispostos em círculo e o professor desenvolveu uma atividade para trabalhar coordenação motora: utilizando um copo, inicialmente, um vai passando o mesmo pro colega do lado; depois utilizando dois copos foi acrescentada uma palma depois de pegar e passar o copo; em seguida com seis copos e depois com doze copos, agora falando os nomes das ações (bate, pega, passa).
O professor dará seguimento a esta atividade na próxima aula.

3º ANO C e E

A aula foi desenvolvida da mesma forma que foi da turma anterior, sendo que a sala foi arrumada de forma mais tranqüila e organizada que na outra turma.
Na atividade dos copos surgiu um desafio proposto por um dos alunos: fazer o jogo com mais movimentos antes de passar o copo (bate palmas, bate no peito, estala os dedos, pega o copo, passa o copo).
Esta turma apresentou menos dificuldade que a anterior ao executar a atividade.

COMENTÁRIOS: Observei que das duas turmas só um aluno utiliza a mão esquerda para passar o copo (por ser canhoto) embora o copo seja passado sempre para o lado esquerdo. Perguntei à primeira turma: “pra que lado estamos passando o copo?”, e eles responderam apontando: “para este lado”, então perguntei: “qual é este lado?”, e eles: “esquerdo”, eu: “então por que ninguém usa a mão esquerda para passar o copo?” e um deles respondeu: “porque nós não somos canhotos”.
Maurício explicou que seria mais fácil passar o copo com a mão esquerda por conta da distância percorrida e ilustrou, isso nas duas turmas, mas somente na segunda turma ele realmente enfatizou o trabalho com a mão esquerda obrigando assim a turma pensar entes de pegar o copo.
É muito importante trabalhar a lateralidade, pois ativa os dois lados do cérebro de forma simétrica e homogênea, proporcionando assim o desenvolvimento da coordenação motora que nos serve como ferramenta imprescindível no exercício de nossas atividades.

3 comentários:

  1. Querida ... a versão que Maurício deu ontem é um pouco diferente já que ele ressaltou o fato de vc ter enfatizado a questão de se trabalhar o lado esquerdo ...

    Te peço para revisar e descrever bem o que aconteceu colocando sua sugestão já que foi um acréscimo importante ...

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, o que Maurício estava descrevendo foi nesta semana ou na anterior?

    ResponderExcluir
  3. PS ... legal ter focado num aspecto da aula no título!

    ResponderExcluir