segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Relatório Carmelitana 10/08/11

Devido às circunstâncias, hoje foi um dia especial!

Ao chegar à escola fiquei sabendo logo por Davi que a aula só iria até as 15:00h, pois haveria, logo após, atividades em comemoração ao dia do estudante, que apesar de ser comemorado amanhã já movimentou a escola desde hoje.

Assisti a oração e a acolhida e pude perceber o quanto as crianças já aprenderam a letra e estão afinadas cantando o Hino 2 de Julho, aquilo me fez "matutar". Em seguida fomos para a sala. Eu e Ângela.

Davi me deu total autonomia para optar em qual turma dar aula, o 3º ou 2º ano, ou então se preferisse, pegar metade da turma. Enfim, optei em privilegiar as duas turmas, e peguei metade de cada uma. Conversei com as professoras generalistas para que a criança que ainda possuía problemas de leitura ficasse em sala de aula tendo reforço.

Neste dia, optei por fazer uma aula diferente, uma aula de apreciação, mas uma apreciação significativa. O nome da atividade era: "Que Som É Esse?"

Selecionei no computador sons de diversos instrumentos, de alturas diferentes, materiais e produção do som diferentes também. Coloquei um de cada vez para que eles ouvissem. Foi uma surpresa perceber que eles já distinguem bem algumas características. Rapidamente alguns me respondiam "é de soprar", alguns faziam até o gesto de como se toca o instrumento. Fiz quadrados no quadro branco e fui colocando as informações que eles iam me dando de cada instrumento. Perguntava se era de corda, sopro... mas principalmente perguntava a característica do som, se era grosso, ou fino, pesado e etc. Também pedia para que eles reproduzissem na voz o som de cada um. Com o tempo fui modificando os termos e associando aos que eles já tinham me dado. Em vez de falar “grosso”, já falava grave. E foi certo, logo eles já identificavam um som "grosso" ou "pesado" e falavam grave. Quando eles não sabiam, eu passava a informação. Ao final revelava de que instrumento se tratava. Mostrei fotos dos mesmos no computador também. Coloquei o nome dos instrumentos com ilustração em folhas de papel e os distribui no chão numa ordem do mais grave para o mais agudo - espero que tenha dado para entender. Num segundo momento dessa atividade - eles já percebiam o som grave e agudo – apontei o instrumento mais grave e pedi que eles reproduzissem o som daquele instrumento, e depois em legato fomos até o instrumento mais agudo e vice e versa. A atividade foi muito produtiva. Usei também o gráfico Willems, e eles conseguiram entender bem. Ao final ainda me pediram para fazer a música Yapo. Como tinha sido sugestão das crianças permiti que comandassem a brincadeira musical. Foi muito significante para eles. Nisso já tínhamos praticamente 1 hora e meia de aula e estávamos um pouco cansados. Foi quando Davi veio até a sala e nos chamou para as comemorações no pátio da escola.

Nesse momento me interei melhor do que ia acontecer. A diretora Letícia começou com um rápido pronunciamento e em seguida as turmas começaram a se apresentar.

O grupo 5 mais a sua professora fizeram a dança das cadeiras. Uma criança do 2º ano fez uma mágica. Mas quando começou as apresentações musicais foi que tive as maiores surpresas do dia. Primeiro, percebi o reinado musical de Luan Santana. Como ele impera no cenário musical daquela garotada. Uns cinco grupos cantaram as suas músicas. Até coreografia rolou! Era engraçado ouvir a professora Letícia falar: - Luan Santana, de novo?!?! Também refleti na capacidade de influência que a mídia tem. Era interessante ver que as crianças cantavam as letras interas, certinhas – diga-se de passagem, letras extensas – mas também afinadas, com forma e tudo. Vi que as mídias ensinam muito bem, muitas vezes até “melhor” que um professor. Tive um pouco de frustração na hora, mas que logo foi superado. Também houve algumas crianças que cantaram músicas gospel, que por sinal, cantaram muito bem. E em terceiro lugar ficou o ExaltaSamba. Enfim, saí de lá com essa descoberta. Boa e inquietante. Boa, em saber que aquelas crianças possuem um potencial musical maravilhoso. Inquietante em saber que a escola está perdendo espaço para a TV e para o rádio, que nem sempre tem compromisso em educar da melhor forma.

Depois de um saboroso cachorro quente fomos para casa.

That’s All!

3 comentários:

  1. Tiago ...

    muito interessante sua descrição e muito pertinentes seus questionamentos e reflexões.

    Luan Santana, a música que toca no rádio e na TV é a música do tempo das crianças de hoje. Cada geração teve a sua música que com certeza deixou arrepiada e horrorizada a geração anterior ...
    Pergunte a seus pais!!

    Enfim, é uma realidade com a qual precisamos conviver e mais ... precisamos aprender como podemos torná-la nossa aliada para que as crianças possam aprender mais, com um tipo de música que para elas é significativa.
    Agora cabe a nós queimar uns neurônios e procurar novos caminhos para construir esta ponte

    Nas aulas de Metodologia da EM após as atividades do Lenga La Lenga, Leila entrará no mérito desta temática, que sugeri pois precisamos resolver este dilema. Não dá mais para continuar se queixando ou ficar frustrados (estou falando em geral) ... é preciso buscar novos caminhos. Tenho certeza, que muita boa coisa sairá deste módulo.
    Sugiro que vc desde já comece a pensar sobre este assunto ... Luan Santana na sala de aula.
    Topa?

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  2. Como certeza topo, Pró!
    Por sinal, na minha última aula, que será relatada logo em breve, eu já deixei um espaço da aula exatamente para que eles cantassem o que quisessem. Levei o violão e foi um sucesso! Estou até ensaiando umas músicas do Luan Santana! E é exatamente isso, tornar a música que é significativa para eles nossa aliada - claro que trazendo algo novo, mas de forma alguma excluindo o que pra eles já tem sentido!

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  3. Legal! Vou estudar Luan Santana tb porque não conheço! Ou melhor ... conheço via meu informante mirim, que é Leo ... ehehe

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