segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Relatório Carmelitana 17/08/11

Neste dia, procurei trabalhar ritmo e pulsação, porém, reservei um espaço no final da aula para uma pequena surpresa.

Desenvolvi três atividades. A primeira consistia em fazer com que eles percebessem a duração do som. Pedi que eles sustentassem um som, em Tááááá, com altura relativa, enquanto eu apontava uma determinada marca. Exemplo, de uma ponta a outra do quadro, ou então de uma ponta a outra da sala. Depois perguntava a eles qual tinha durado mais, ou menos. Eles captaram rapidinho a mensagem. Em seguida fiz linhas no quadro e no mesmo esquema pedia que eles marcassem o som de uma ponta a outra da linha, após, comecei a colocar tempo. Pus de 1 a 4 em uma linha, e eles tinha que marcar esses quatro tempos, em seguida, fui subdivindo. Tive que explicar algumas vezes, mas com o tempo eles foram começando a entender. Na segunda atividade, pedi que todos fossem para o tatame, peguei o Atabaque e comecei a marcar pulsações. Como que por instinto algumas crianças já começavam a se movimentar segundo cada pulsação. A atividade consistia em eles se movimentarem, aleatoriamente, contanto que mantessem a pulsação que estava sendo marcada no Atabaque. Foi um festa nesse momento, principalmente quando eu ia acelerando a pulsação. Fui alternando a pulsação diversas vezes, e de súbito parava, esse era o momento da pausa, onde eles tinham que ficar imovéis. Foi bem legal essa atividade. Depois, fiz com eles uma canção, chamada "Descalço Danço", onde diz:

"Sapatos servem para andar,
mas descalço é pra dançar".

Cantasse a música inicialmente com um jogo de palmas em duplas, e assim que termina, a música diz que é pra dançar. Aí a dança rola solta. Depois repetesse a música trocando-se as duplas. Foi uma algazarra essa brincadeira. Engraçado foi um momento em que a pró Letícia chegou na sala, viu a brincadeira, gostou e quis assitir. As crianças se empolgaram. Rolou arrocha, samba, umas pulavam ensandecidas. Ela se acabou na risada. Como estava com o violão aproveitei para utilizar no último trunfo da aula.

Considerando tudo o que foi observado na semana anterior. Da capacidade musical de cada uma delas. Da bagagem que elas já trazem, do repertório, enfim, falei que aquele momento era o momento que elas poderiam cantar o que quisessem. Elas é que iriam comandar naquela hora. Perguntei: - Quem quer cantar alguma música? Rapidinho umas duas ou três crianças levantavam a mão. Algumas se levantaram, outras chamei a a frente. Pensando também na preparação para uma apresentação, em como proceder. Claro que deixando-as bem a vontade. Mais uma vez Luan Santana foi o campeão. E incrível que a mesma música foi entoada pelos quatro momentos que estive em sala - dois com o 2º ano e dois com o 3º. A música: "Amar Não É Pecado". Teve um grupo também que cantou "Faz Um Milagre Em Mim". E tudo saiu muito legal. Prometi ensaiar mais, pegar outras músicas que eles me sugeriram, como "Tá Vendo Aquela Lua" do ExaltaSamba e vou insistir nisso, foi muito proveitoso. Eles saiam da sala dizendo para os colegas: -"tava ensaiando".

Foi um dia cansativo mas que valeu muito a pena.



Um comentário:

  1. Massa Tiago, atividades bem legais!!!!!

    Movimento, som e diversão, tudo junto!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir