domingo, 7 de agosto de 2011

relato de observação E.Santa Bárbara 26/07/2011

grupo 05

hoje ao chegarmos, o prof.Mauricio nos explicou que hoje faria uma atividade de observação ( de caráter avaliativa ).iríamos disponibilizar muitos instrumentos e variados ao centro da roda e apenas observaríamos a reação das crianças, que relação estabeleceriam com os instrumentos ( agora diferentemente do dia a dia em que para ter o instrumento consigo era preciso cumprir o "ritual" do passa para o colega até chegar o seu, se apresentava uma situação completamente nova, instrumentos variados à disposição e em abundância ), como fariam a divisão com os colegas, que instrumentos escolheriam, como iriam tocar , enfim posto tudo a disposição nós três, eu , Regiane e Mauricio faríamos o exercício de apenas observar as nuances desse momento mágico licenciados apenas a interferir em caso de conflitos corporais. A primeira reação foi de euforia e de alguns pegarem 2 , 3 instrumentos de vez e guardarem no canto, mas logo logo eles se auto-organizaram e passaram a dividir sem grandes conflitos e até surgiram subgrupos tocando em conjunto harmonizados. Poxa foi mesmo um momento mágico. Após algum tempo Mauricio propôs que tocássemos a música do relógio ao violão com cada um acompanhando com seu instrumento. Essa aula foi maravilhosa.

4º ano

Como a professora do 1º ano pediu para liberar a turma para fazer uma atividade em sala substituimos a aula para a turma do 4º ano, uma turma que ainda não havia acompanhado. Foi uma aula muito boa pois tivemos, eu e Regiane, a primeira experiência de conduzir uma atividade cada um sozinho com as crianças. Trabalhamos com a turma a música "Escatumbararibê" do livro lenga la lenga . Primeiro o prof.Mauricio treinou um pouco comigo e Regiane o jogo de copos na coordenação antes de irmos para a sala, depois dividimos a turma em 3 subgrupos cada um responsável por um grupo. Ficamos cada um com cerca de 10 a 12 alunos em locais distintos da escola, Regiane no pátio de entrada , Mauricio na sala e eu no pátio da coordenação trabalhando o Escatumbararibê. Meu grupo estava com dificuldade de pegar o movimento com os copos , então fizemos antes o " viva eu viva tú...." até chegar na música da atividade. Foi muito bom pois conseguimos trabalhar num clima descontraído e no entanto concentrados, adorei ! Depois convidei a turma para assistir a turma de Regiane que estava executando com mais fluência que a nossa, e foi linda a interação. Enfim : Viva Eu Viva Tú Viva a aula de hoje , Viva a Educação Musical.

2º ano

No segundo ano demos continuidade a atividade com o reconhecimento dos instrumentos, desta vez através de imagens em vídeo passamos a classificar os instrumentos em ; cordas , sopro e percussão.Nesta aula levei o berimbau e na hora dos instrumentos de cordas toquei um pouco para a turma.

3º ano

Retomando a aula passada o prof. Mauricio trouxe a música Canarinho da Alemanha .Toquei o berimbau e todos acompanharam com a percussão corporal trabalhada na aula passada, depois experimentamos cantar " Escravos de Jó" no ritmo da capoeira, fazendo todos perceberem que seria preciso cantá-la em andamento mais lento e mais pausada. O berimbau realmente desperta o interesse de todos, já na entrada da escola o porteiro tomou o berimbau de minha mão e tocou um pouco chamando a atenção das crianças que estavam no pátio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário