grupo 05
Após formarmos a rodinha da amizade cantamos a música de apresentação em que todos dizem seus nomes ( como essa atividade é praticamente feita inicio de todas as aulas, podemos perceber claramente a evolução no desenvolvimento das crianças. Crianças que meses atrás não pronunciavam seus nomes direito, outras que cantavam fora do ritmo, outras fora da afinação, hoje praticamente já superaram suas dificuldades iniciais ). Passamos em seguida a trabalhar com a música do Relógio, cantamos todos acompanhados ao violão e em seguida distribuimos as clavas seguindo o maravilhoso ritual em que cada clava passa de mão em mão na roda até que todos estejam com as suas em mãos. Desta forma o prof.Mauricio consegue trabalhar questões importantissimas para esta faixa etária. A eforia do desejo de pegar logo o instrumento se vai se diluindo calmamente quando a criança tem a posse mas imediatamente tem que compartilhar com o colega, porém com a certeza que a sua clava logo chegará em suas mãos definitivamente.
Todos com clavas nas mãos passamos então a marcar o ritmo acompanhando a música cantada por todos.tocamos então em andamentos diferentes para que a turma percebesse a diferença enre o andamento mais lento e mais rápido.Depois ouvimos 2 músicas do cd "Musicarada" da UFSC para que as crianças identificassem a mais lenta e a mais rápida.Percebi que a atenção primeira deles voltou se para a letra da musica só depois percebendo o andamento.
1º ano
Nesta aula o prof.Mauricio pediu que a turma afastasse as cadeiras juntando 3 fileiras para cada lado ficando o meio vazio. sentamos em roda e passamos para uma atividade com copos. A atividade consistia em cantarmos a música " o que é que tem na sopa "( palavra cantada ) e ir passando os copos de acordo com a pulsação da música. Sou fascinado por esses jogos de copos e mãos, e percebo que as crianças também. É um desafio, e eles adoram desafios. O trabalho do prof.Mauricio com essa dinâmica é muito bacana. em cada série ele já vai trabalhando com essas dinâmicas, começando com as mais simples como essa, passando para "pega copo ","viva eu viva tú..."até chegar no 5º ano executando o " fome come " ( palavra cantada) fluente.
2º ano
No segundo ano trabalhamos com a notação não convencional distribuindo clava e chocalhos para todos. A exemplo de putras aulas estipulamos simbolos para cada instrumento e passamos a executar os trechos escritos no quadro. Ex:| // | >> | // | >>> |
3º ano
Nesta aula Mauricio, para minha surpresa, começou a aula cantando a música " Canarinho da Alemanha" acompanhada com uma percussão corporal desenvolvendo o ritmo da capoeira, então pensei logo " próixima aula vou trazer um berimbau". Nessa atividade pude mesmo constatar que a capoeira realmente é bem vinda em qualquer ambiente,com qualquer público e com qualquer faixa etária. As crianças curtiram bastante a atividade e eu mais ainda pois surgiu mais uma porta para eu desenvolver minha pesquisa. conversei com mauricio que levaria um um berimbau para a próxima aula.Logo depois passamos para as dinâmicas com copos. primeiro o prof.Mauricio escreveu no quadro PEGA COPO e ensinou a todos o movimento com os copos : PE - pega o copo, GA - levanta e COPO - bate o copo no chão.Depois passamos para : " viva eu viva tú viva o rabo do tatú"
gente desculpa postar tão atrasado,estava sem net e pedi para um amigo postar para mim.pensei que ele já havia postado a tempos.
ResponderExcluirsorry