quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Relatório Escola Carmelitana 05 de agosto de 2011

Retomamos as aulas da Escola Carmelitana do Menino Jesus nas sextas-feiras que por algumas semanas foram suspensas por inúmeros motivos.
Chegamos à escola eu, Tiago e André e encontramos a sala de música fechada porque o professor Davi ainda não havia chegado, mas nos deixou autorização para levarmos as turmas para sala de música e iniciar as atividades. Fiz um planejamento baseado no plano bimestral que elaboramos com o professor Davi, este plano foi enriquecido com a colaboração de André, pois ministramos a aula juntos. Contamos também com o auxilio de Tiago em algumas atividades. Vale lembrar que o II Seminário Nacional de Educação Musical Infantil que aconteceu na Escola de Música da UFBA e no Teatro Martin Gonçalves, que participamos nos dias anteriores, nos inspirou e motivou muito. Então reunimos as turmas do grupo 5 e primeiro ano que somavam em torno de dez alunos.

• O professor André iniciou a aula com uma música de acolhimento e aquecimento, pois além de nos cumprimentarmos uns aos outros através da canção também acompanhamos a mesma com alguns gestos. A canção dizia assim: “Toque o seu dedo no nariz, abaixando da cintura até os seus pés e levantando devagar comece a cantar e diga ao coleguinha um bom dia. Bom dia. Bom dia e diga ao coleguinha um bom dia”. A ultima frase era substituída por outros comandos: “ E dê no coleguinha um abraço... Faça cócegas... Faça silêncio... etc.”

• Nesta atividade pedi que as crianças se sentassem e cantei a escala de dó ascendente e descendentemente. Ao cantar cada nota mostrava onde ela estaria no nosso corpo para ajudar na compreensão da estrutura da escala e facilitar na memorização. Por exemplo, a nota Dó estava nos nossos pés, a nota Ré na panturrilha, a nota Mi no joelho, a nota Fá nas coxas, a nota Sol na cintura, a nota Lá nos ombros, a nota Mi no nariz e a nota Dó no topo da cabeça. Repeti isso algumas vezes e pedi que elas acompanhassem.

Obs.: Está é uma atividade que precisamos repetir por muitas vezes em várias aulas para que a idéia da ordenação das notas esteja sendo aos poucos inserida na vivência deles e de forma natural. Como se tratava de crianças de 5 à 7 anos pude observar ainda um pouco de dificuldade na realização desta atividade principalmente por ser a primeira vez que a realizamos, mas eles estavam sempre tentando e acompanhando com os gestos. Relataremos a evolução desta atividade em outras postagens.

• Relacionando com a atividade anterior, ensinei a eles uma canção que trabalha cinco das sete notas que vimos e que cantamos acompanhando com gestos da mesma forma como fizemos com a escala. Eis a canção: “Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, lá vai o sol. Dó, Ré, Mi, Fá, o sabiá. Dó, Ré, Mi, já vai dormir, cantando Sol, Fá, Mi, Ré, Dó. Sol, Fá, Mi, Ré, Dó.” Tiago nos acompanhou na canção marcando a pulsação no atabaque.

Obs.: No final desta canção repeti algumas vezes com eles as cinco notas descendentes alterando o andamento, o que causou muito riso e diversão no momento em que eles tinham que rapidamente fazer os gestos respectivos a cada nota.

• Fizemos então a brincadeira Yapo do livro de brincadeiras musicais da Palavra Cantada Volume 1. Essa música também acompanha gestos. Tiago nos ajudou a testar esta atividade, pois ele já havia realizado a mesma atividade com as turmas de segundo e terceiro ano da quarta-feira.
Percebemos que ela não funcionou tão bem quanto nas turmas de alunos maiores e nesse momento também pensei que estava de alguma forma parecida com as duas atividades anteriores e que talvez não fosse tão necessária nesta aula pois os objetivos foram os mesmos das atividades anteriores.

• Neste momento eu fui para o atabaque enquanto André e Tiago auxiliaram as crianças na realização da atividade no tatame. Eu realizava no instrumento sons de diferentes andamentos enquanto as crianças andavam no tatame sincronizando cada passo com as batidas, no momento em que eu parava de tocar todas faziam estátua e André ia verificar cada “estátua”. Normalmente eles gostam muito de brincar de estátua e com essa atividade nós brincamos e trabalhamos a pulsação.

• Voltamos então para roda e André trabalhou a socialização e o rítmo com a canção: “Pirulito que bate, bate, pirulito que já bateu. Quem gosta de mim é ele (a), quem gosta dele (a) sou eu”. Os gestos desta canção foram realizados em dupla e as crianças interagiram inicialmente tocando o dedo de uma no dedo da outra e no momento de falar que gosta, apontavam uma para a outra, em seguida elas batiam palmas e juntavam as mãos do rítmo da canção e depois davam um abraço. Fizemos isso várias vezes sempre trocando as duplas para que todos brincassem com todos.

• Finalizamos a aula com um relaxamento. Eu solfejei bem suavemente a melodia da canção “O cravo brigou com a rosa debaixo de uma sacada, o cravo saiu ferido e a rosa despedaçada...”. Tiago e André solfejaram duas outras melodias que harmonizaram lindamente a canção. Todas as crianças deitaram e se entregaram a esse momento tranqüilo até que suavemente pedi que levantassem devagar se espreguiçando e finalizamos dando um abraço coletivo.

Essa aula foi maravilhosa para todos nós envolvidos, crianças e professores, finalizamos com uma sensação muito agradável e indescritível, foi um excelente retorno. Encerramos a tarde compartilhando com o professor Davi os momentos da aula e outros assuntos referentes à escola.









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