domingo, 14 de agosto de 2011

OBSERVAÇÕES DO DIA 28 DE JULHO NA ESCOLA SANTA BÁRBARA


3º ANO A
Quando cheguei, professor estava no meio de uma atividade: escrevendo no quadro a letra da música “Bolinha de sabão” (Eu adoro bolinha de sa(...); e vem outra bolinha de sa(...); uma, duas, três são bolinhas (...)(...)(...); eu adoro ver bolinhas de(...)sa(...)bão(...).) O sinal (...) significa estalo de língua. Com esta atividade o professor dá continuidade ao trabalho com percussão corporal iniciado nas aulas anteriores. Depois de treinada a música, a turma fez uma roda em volta das cadeiras e cantou a mesma marcando o pulso com os pés enquanto girava a roda sendo que nos momentos de estalo de língua foi marcada uma parada. Os alunos tiveram dificuldades para assimilar a música com movimento. O professor finalizou a atividade e pediu para que todos sentassem para assistirem ao vídeo que mostra u grupo tocando e cantando a música “Fome come” em que utilizam o jogo de copos e a percussão corporal. Maurício falou sobre os sons do corpo e que o estalo de língua é um dos sons corporais. Em seguida a aula foi finalizada.
3º ANO C e E
Maurício iniciou a aula tocando violão e a turma cantou a música da preguiça. Depois ensinou a música da bolinha de sabão. Essa turma teve mais facilidade para assimilar a música. Antes de ensinar a música, Maurício ensinou o estalo de língua. Foi fácil. Depois Maurício relembrou com a turma a atividade de percussão corporal feita com a música “Canarinho da Alemanha” e em seguida escolheu um aluno de cada fila para realizarem outra atividade: ao mesmo tempo, todos caminham do fundo da sala para frente marcando o pulso da música “Escravos de jó” e traçou uma disputa entre as filas. Acho que o nervosismo deles fez com que sentissem dificuldade em marcar o pulso. Experimentou com outras músicas e mesmo assim foi difícil. Para finalizar a aula, o professor relembrou a música da bolinha de sabão ensinada no início da aula.
1º ANO A
Esta aula substituiu a aula da turma do 4º ano A, a pedido da professora.
Maurício começou a aula falando sobre instrumentos de sopro e depois colocou um vídeo que mostra as imagens destes instrumentos. Em seguida mostrou para a turma que é possível tocar com canudo e tirar sons diferentes de acordo com o tamanho do pedaço de canudo (pedaços menores – sons agudos, pedaços maiores – sons graves). A turma ficou eufórica pedindo para Maurício fazer o instrumento para eles e elas. Esta turma tem uma percepção muito boa. Depois o professor colocou no vídeo imagens de vários instrumentos para que a turma identificasse quais eram os de sopro. Sucesso!!!!!!!!!!!!
Depois o professor colocou o vídeo dos passarinhos cantantes tocando uma Zampona, que é um instrumento de sopro, o único que eles não conseguiram identificar quando assistiram ao vídeo anterior. Em seguida a turma fez audição de várias músicas para identificar em quais são utilizados instrumentos de sopro e eles identificaram com facilidade.

5º ANO A
O professor pediu para que a turma arrumasse a sala dispondo as carteiras em círculo. Isso demorou uns dez minutos. Depois colocou o vídeo com a música “Fome come”, o mesmo assistido pela turma do 3º ano. A turma assistiu a este vídeo com muita atenção. Depois todos sentaram no chão, em círculo, para fazerem a seguinte atividade: escutando a música, vai passando para o(a) colega do lado um copo, trazido pelo professor, seguindo o andamento e passando sempre nos tempos fortes. Depois de algumas tentativas todos acertaram. Depois repetiu a atividade agora com quatro copos.
Percebi que o que dificulta o entendimento da turma sobre as atividades é a falta de atenção e o mau comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário