quinta-feira, 11 de agosto de 2011

RELATO DE OBSERVAÇÃO NA ESCOLA SANTA BÁRBARA DIA 09/08/11



GRUPO CINCO



Cheguei quase no final da aula e Maurício estava trabalhando com as crianças a música "Caranguejo" do CD "Amigos da Água da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Eles cantavam a música e marcavam o ritmo com palmas e pés. Em seguida, Maurício pediu que eles trocassem a letra do final da música e batessem na mão do colega ao lado. O que tenho percebido nessa turma é que além da aprendizagem musical, alguns alunos que não participavam da aula hoje participaram. Na turma tinha três meninas que não entravam na roda e hoje duas delas entraram: uma ficou quieta e a outra trabalhou com o grupo. Também um aluno com problemas de relacionamento mostrou uma melhora significativa.


2º ANO


Também nessa turma foi trabalhada a música "Caranguejo. Maurício precisou sair um instante e pediu que Sapoti ensinasse a música para os alunos. A maioria dos alunos já conhecia a música. Sapoti pediu que eles cantassem trocando a letra por lá lá lá. Maurício retornou e colocou o CD para que os alunos ouvissem e identificassem os instrumentos e sua classificação. Eles de cara identificaram que tinham instrumentos de percussão e sopro e Maurício perguntou quais instrumentos de sopro e percussão tinham na música. Eles listaram quase todos. Acho interessante a ligação que Maurício faz entre uma aula e outra. Na aula passada ele classificou os instrumentos em: sopro, teclas, cordas e percussão e nessa aula ele pediu que os alunos identificassem esses instrumentos e sua classificação. Isso facilita a construção da aprendizagem. Em seguida, o professor pediu que todos ficassem de pé ao lado de suas cadeiras para cantar a música fazendo a coreografia que consistia em bater palmas, pés e girar. Logo depois ele pediu que eu distribuísse para metade da sala os chocalhos e para a outra metade Sapoti distribuísse as clavas. Nessa atividade ele era o regente. Eu, Maurício e Sapoti cantávamos a música e os alunos tocavam o instrumento que ele pedia (ora clava, ora chocalho). Depois ele me colocou para reger a turma: metade atendia a minha mão direita e a outra metade a minha mão esquerda. Todos cantavam, mas só tocava o grupo que correspondia a minha mão aberta. Depois a vez de reger foi a de Sapoti que ocorreu da mesma forma e só mudava a dinâmica.


3º ANO


Maurício iniciou a aula ensinando a música "Marinheiro". Eles pegaram rápido. Em seguida arrumamos a sala em semicírculo para realizar as atividades. Todos sentados ouviram eu, Maurício e Sapoti tocar clava, caxixi e agogô. Primeiro entrava o agogô, depois a clava, em seguida o caxixi e por último entrava a música onde os alunos cantavam. A turma estava incontrolável, mas Maurício tentou novamente retomar as atividades e pediu que todos fizessem uma roda para cantar e marcar o ritmo com os pés, mas a bagunça ainda continuava e ele resolveu parar a atividade deixando todos sentados até o horário de término da aula e deu o maior sermão na turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário