Aula do dia 07/08/2013 na Escola Carmelitana
Cheguei á escola carmelitana mais cedo
para conversar com o professor David sobre a turma (ele estava sem voz). Falamos
sobre planejamento das aulas, da apresentação que será realizada na escola e
sobre o comportamento das duas turmas. Já relatei anteriormente sobre o desafio
que está sendo trabalhar com as duas turmas juntas. Existe uma antipatia entre
as turmas e isso tem me levado a refletir o que acontece nas aulas de música. Fui
para a sala de aula do segundo ano A com os instrumentos e demais materiais para
ser usado na aula, enquanto esperava o professor David chegar com a turma do
segundo B, ensinei para a turma A, a canção “Bom dia” e assim que o professor
David chegou, a turma cantou a canção para receber o segundo ano B. houve muita
resistência por parte da maioria dos alunos e a turma B entrou na sala meio que
forçados. Bom, iniciei a aula falando do estado de saúde do professor David e
pedi que eles colaborassem com atenção e participação na aula. No momento do
acolhimento cantamos a canção “Ô abre a roda tindolelê”, essa canção tem me
ajudado na formação da roda que é sempre um problema. Ainda na roda, cantamos a
canção “Olá ta tudo bem? Nessa atividade os alunos devem cantar fazendo um jogo
de mãos com o colega ao lado e a cada recomeço da musica eles devem trocar de
colega. Alguns alunos na troca de colegas, não queriam fazer a atividade com os
alunos da turma B, mas o resultado foi melhor do que a aula anterior onde eles
só procuravam aquele colega que tinha mais afinidade. Entre uma atividade e
outra o professor David precisou pedir atenção á turma. senti que eles estavam
muito agitados, logo, o professor pediu a todos que sentassem no chão para
escutar uma canção. Ele tocou uma música e pediu que os alunos fechassem os olhos para diminuir a agitação das crianças. Todos estavam sentados
na roda quando iniciei a atividade conhecendo as notas musicais. O professor
David ficou com os cartões com os nomes das notas, e a cada nota que eu tocava
no teclado, ele mostrava o cartão com o nome dessa nota, logo depois cantamos
as notas. David mostrou para eles um manossolfa para cantar as notas. Depois que
todos aprenderam eu ensinei a canção “ Dó estava na janela” para que a turma cantasse realizando
os movimentos do manossolfa. Novamente o professor pediu para que a turma se
comportasse pois, estava muito difícil continuar a aula. Iniciei a atividade rítmica,
cantado com as crianças a canção “Com o meu martelo”, onde eu passa por cada um
batendo um ritmo na mão deles com o meu martelo e eles tinha que bater na minha
mão o mesmo ritmo. Alguns começaram a observar se o colega estava batendo o
ritmo certo na minha mão, eles diziam quando o ritmo estava errado e isso gerou
desconforto para algumas crianças e nesse momento como a turma estava
agitava e alguns até batendo nos
colegas, o professor David precisou (mesmo com dificuldades para falar por conta da rouquidão) interromper
a aula para uma séria conversa com a turma. Está muito sendo difícil realizar tudo o que
planejo para as aulas devido a esses problemas. Sempre temos que parar as
atividades para conversar com eles e nisso se vai o horário. Inclusive tive que modificar
o final da aula pois não tínhamos mais tempo. Para finalizar passei com cada
aluno a canção indígena para ver quem estava com dificuldades na pronuncia e fiz as correções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário