domingo, 4 de agosto de 2013

Escola Xavier Marques a melhor do mundo!!!! -> Relatório do dia 30 de Julho de 2013

 A Escola Xavier Marques é a melhor do Mundo.


   Essa minha postagem será especialmente sobre a Educação Especial, pelo fato de observar alguns comportamentos do aluno portador do Autismo e a atenção dada a essa aluno integrando com os outros.
     Na aula do Professor Ednaldo venho seguindo fielmente o meu plano de trabalho que tem como o tema Educação Especial focando no Autismo. Além do professor integrar todo a turma com atividades e brincadeiras, o aluno Isael vem estranhando-nos pelo fato de ficar 4 semanas sem a nossa presença, devido os problemas que a rede municipal vem enfrentando.
     Percebi que ao tocar nesse aluno, torna-se uma batalha. Eu como futuro educador chego a não aceitar o autismo, não consigo as vezes aceitar o porque desse aluno possuir este conjunto de síndromes chamado TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento). Chego a imaginar que esta criança esta aprisionada em um mundo repleto de invasores que não permitem estabelecer uma comunicação com outros universos presentes.
      Mas, esse aluno tem comportamentos estranhos e o que pude perceber é que sua hiperatividade e condutas motoras repetitivas poderia ser uma base para uma possível solução ou maneira de inserir essa criança na contexto musical, ou seja, aprendizagem. Nós inserimos, nós, interagimos, mas nunca parei para refletir como poderia ensinar essa criança.
      Seus movimentos repetitivos foi uma base para minha pesquisa e desenvolvimentos de métodos que posso dizer que são norteadores. 
      Ao ver o professor Ednaldo pular que nem ele, percebi que essa criança ficava focada, sua atenção era presa e isso me fascinava, pois uma aula de 45 minutos 10 minutos sua atenção era presa pelo professor. Tentei isso na aula também, girei que nem ele e comecei a fazer movimentos repetitivos com as suas mãos. O resultado foi magnifico pelo fato do professor esta fazendo atividades com a turma e ele de um certo modo participar. 
      Será muito bom que lá na frente esse aluno possa algum dia quebrar a barreira desse mundo, dessa síndrome malévola que se pode conviver e aceitar mas, que um dia se terá uma explicação e uma cura.
      Aprendo a cada dia com as pessoas dessa escola, com os amigos e colegas bolsistas do PIBID, com o Professor Ednaldo e com a Professora Jaqueline pelo fato de não ser mais um educador e sim um diferencial.
       A Escola Xavier Marques é a melhor do mundo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário