sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O PODER DO APRENDER... APRENDE EU APRENDE VOCÊ. 30/07/2013

   Que dia maravilhoso na Xavier! não que as outras vezes também não fosse tão bom quanto, porem percebo que as aulas estão ficando cada vez estimulante para mim que está começando o nobre ofício da docência. Foi um daqueles dias inspirador, onde saí da aula com milhares de idéias para aplicar no meu estágio de observação.
   
   Na turma do 5° ano o professoe colocou no quadro uma outra música para servir de dados (informação) para o concurso "QUAL É A MÚSICA". A música dessa vez foi "TIC TIC TAC" cantada pela banda CARRAPICHO e composta por Braulino Lima no ano de 1993.

   O professor Ednaldo deu cotinuidade a leitura musical, substituindo os quadrados por figuras musicais. Para o momento do som, o professor pediu que os alunos cantassem a silaba MÁ. Uma outra figura surgiu para determinar o som com uma duração maior; o retangulo, porem antes o professor substituiu o quadrado branco por uma figura de pausa.
Perceba o quadrado BRANCO sendo bstituido pela pausa de SEMINIMA.



   Um outro gráfico trabalhado foi duas linhas de simblos musicais, determinando duas vozes. A linha de cima representa o som agúdo a de baixo o som grave, ex:







   Na sequencia o professor pediu para os alunos construirem um exercicio a partir dessas informações. O exercício criado pelos alunos ficou assim:







   Nesse momento da aula um aluno me falou uma coisa que me deixou comovido, ele disse; "Professor, eu queria que ainda ticvesse as aulas de flauta!" Percebi  quanto são importantes os projetos demúica na escola e só essa politicagem que existe em nosso país que não quer ver.

   No exercício proposto pelos alunos algo me chamou a atenção. Um dos alunos sinalizou um possivel problema no gráfico do retângulo que indica o som prolongado, pois o grafico seria para os alnos baterem com os pés, ou seja a linha de baixo onde o retangulo estava inserido. O aluno percebeu que o som da batida do pé não prolonga. Achei essa percepção vinda do aluno maravilhosa, pois nota-se o grau de  interação e reflexão do aluno com a aula. O professor Ednaldo sanou a sua duvida falando que o som do segundo tempo onde o retangulo tambem está inserido tem que estar no pensamento para não perder a pulsação. Aseguir o exercicio completo:








No segundo ano o professor aplicou dois exercícios do grupo PALAVRA CANTADA. Um exercício de roda onde a roda se transforma nm caracol. Exercício ótimo para desenvolver a interação entre os alunos. Outro exercício foi o PASSA - PASSA, onde os alunos, numa roda, no rítmo da música passava a bola em várias direções; do lado de fora daroda, do lado de dentro, por cima da cabeça e por baixo das pernas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário