Na turma do 5° ano o professoe colocou no quadro uma outra música para servir de dados (informação) para o concurso "QUAL É A MÚSICA". A música dessa vez foi "TIC TIC TAC" cantada pela banda CARRAPICHO e composta por Braulino Lima no ano de 1993.
O professor Ednaldo deu cotinuidade a leitura musical, substituindo os quadrados por figuras musicais. Para o momento do som, o professor pediu que os alunos cantassem a silaba MÁ. Uma outra figura surgiu para determinar o som com uma duração maior; o retangulo, porem antes o professor substituiu o quadrado branco por uma figura de pausa.
Perceba o quadrado BRANCO sendo bstituido pela pausa de SEMINIMA.
Um outro gráfico trabalhado foi duas linhas de simblos musicais, determinando duas vozes. A linha de cima representa o som agúdo a de baixo o som grave, ex:
Na sequencia o professor pediu para os alunos construirem um exercicio a partir dessas informações. O exercício criado pelos alunos ficou assim:
Nesse momento da aula um aluno me falou uma coisa que me deixou comovido, ele disse; "Professor, eu queria que ainda ticvesse as aulas de flauta!" Percebi quanto são importantes os projetos demúica na escola e só essa politicagem que existe em nosso país que não quer ver.
No exercício proposto pelos alunos algo me chamou a atenção. Um dos alunos sinalizou um possivel problema no gráfico do retângulo que indica o som prolongado, pois o grafico seria para os alnos baterem com os pés, ou seja a linha de baixo onde o retangulo estava inserido. O aluno percebeu que o som da batida do pé não prolonga. Achei essa percepção vinda do aluno maravilhosa, pois nota-se o grau de interação e reflexão do aluno com a aula. O professor Ednaldo sanou a sua duvida falando que o som do segundo tempo onde o retangulo tambem está inserido tem que estar no pensamento para não perder a pulsação. Aseguir o exercicio completo:
No segundo ano o professor aplicou dois exercícios do grupo PALAVRA CANTADA. Um exercício de roda onde a roda se transforma nm caracol. Exercício ótimo para desenvolver a interação entre os alunos. Outro exercício foi o PASSA - PASSA, onde os alunos, numa roda, no rítmo da música passava a bola em várias direções; do lado de fora daroda, do lado de dentro, por cima da cabeça e por baixo das pernas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário