quinta-feira, 1 de agosto de 2013

TESTE PARA MÚSICOS

31 / 07 / 2013

Como combinado chegamos um pouco mais cedo para iniciarmos a seleção das crianças que fariam parte da "Banda do Boi- bumbá". Após uma reunião com a professora Nara onde discutimos alguns detalhes do espetáculo, arrumamos um set de instrumentos na sala de música e fomos passando nas salas pedindo licença para as professoras para liberarem alguns alunos para participarem dos testes. O teste foi realizado individualmente de forma bem descontraída. Pedimos para os candidatos executarem alguns ritmos que servem de acompanhamento para as músicas do musical, o teste teve um caráter didático. A preocupação não era fazer com que as crianças se sentissem avaliadas despertando tensão ou frustrações prévias e sim consolidar o diagnóstico que já vínhamos traçando durante as aulas que ministramos anteriormente. Os ritmos trabalhados na seleção já haviam sido vistos antes durante nossos encontros, foram eles : o xote, o baião e o samba-de-roda . Primeiro repassávamos cada ritmo com os candidatos e depois pedia que escolhessem um instrumento que mais gostava para tocar. A lista de candidatos foi variada procurando contemplar alunos de todas as faixas etárias e turmas distintas.
A expectativa geral para participar da banda, pois é óbvio que quase todos queriam mesmo tocar os instrumentos, gerou algumas frustrações inevitáveis sendo preciso eu passar nas salas explicando para eles a importância igualitária de cada integrante do musical independente da função que iria exercer. Um dos critérios cobrados também   para os candidatos foi o compromisso com o trabalho a ser executado, o que permitiu para algumas professoras de classe nos procurar para combinar que a participação na banda estaria vinculada ao comportamento geral do aluno em sala-de-aula. 
Após a escolha dos integrantes, podendo óbvio haver alterações, começou o ensaio com a professora Nara. Separamos o grupo escolhido em outra sala e a professora ficou com o resto dos alunos ensaiando a parte coreográfica do espetáculo. O grupo selecionado contava apenas com uma menina que ficou envergonhada para tocar junto com os meninos obrigando-nos a convidar mais uma menina para compor a banda, achei interessante pois não houve tanto interesse das garotas em participar dos testes. Enfim nosso primeiro ensaio foi produtivo, mas ainda há um longo caminho a percorrer em pouquíssimo tempo. Êê boiiii.......... ! Valeu Zé pela sua presença seja bem vindo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário