Olá!
As aulas de música na escola Ir.Sheila se deram como sempre, de forma muito animada! As crianças a cada dia, parecem estar mais acostumadas comigo, o que me deixa muito feliz! Não apenas por saber que se lembram de mim a cada semana e me chamam pelo nome (algumas..rs), mas porque estou contribuindo com elas, em seu crescimento, seja qual for a dimensão. Mas voltando ao desenvolvimento das aulas, as propostas foram bem acolhidas, em geral as crianças dançaram e cantaram com entusiamo. Em uma música ou outra, houve um aluno que se negou a participar da roda. O mesmo aconteceu com uma aluna mais quieta e tímida, porém, os deixamos a vontade, respeitando sua vontade. Dessa forma percebo que não se pode fomentar uma atitude aparentemente arredia de um criança, afim de não dramatizar demais um situação simples e talvez, bloquear a mesma criança pra um futura atividade. As crianças referidas, uns instantes depois e por conta própria resolveram voltar a participar das atividades; sentir-se cativada pela proposta de trabalho é o melhor convite!
Enfim, no final das aulas, Carmelito colocou em seu notebook um clipe de desenho animado da música "Aquerela" de Toquinho. Os alunos curtiram e alguns cantaram junto, pois essa música está sendo usada como trilha sonora da novela "Carrossel".
Uma criança pode estar sentada, apenas observando a atividade, e, mesmo assim, estar, sim, participando ativamente da mesma. Claro que nós professores criamos uma expectativa de como deva ser a participação dos alunos nas atividades planejadas, mas, temos que ter o discernimento para compreender que cada um é como é… não podemos permitir é que a participação de um atrapalhe a do outro.
ResponderExcluir