quinta-feira, 21 de julho de 2011

Observação Santa Bárbara dia 19/07/2011


GRUPO CINCO

Cheguei com um pouco de atraso e Maurício estava trabalhando com as crianças a música “ CADÊ MEU RELÓGIO”,Todos estavam sentados na roda. Maurício estava utilizando com elas a clava e trabalhando o andamento onde as crianças cantavam e batiam o ritmo com a clava hora mais lento, hora mais rápido. Em seguida ele utilizou o CD MUSICARADA da universidade federal de São Carlos com as músicas “do canarinho e da gatinha” onde ele pedia que os alunos identificassem qual das músicas era mais lenta ou a mais rápida, e para que elas realmente tivessem a convicção do que é mais lento ou rápido ele colocou novamente as músicas e pediu que elas dançassem e logo todos identificavam qual era a música mais lenta ou rápida.para finaliza, Maurício tocou no violão a Música “ PEIXINHO VERMELHO” e pediu que todos cantassem e dançassem e como sempre eles curtiram muito a aula.


1º ANO


Para começar a aula, Maurício afastou as fileiras de cadeira, ficando três fileiras para cada lado e o centro da sala livre para trabalhar. Ele então pediu que os alunos sentassem no chão formando uma roda.Ele começou a trabalhar com os copos na música “ O QUE É QUE TEM NA SOPA DO NENÉM” do palavra cantada. Sentados na roda, todos cantavam e passavam o copo no ritmo da música. No começo foi difícil pois, alguns não conseguiam passar o copo no tempo da música e Maurício continuou e no final da aula a turma já tinha pegado o ritmo certo e estavam todos passando os copos sem dificuldades.Maurício como sempre tem driblado os obstáculos que encontra na escola com modelo tradicional. Achei muito boa a idéia de afastar as fileiras de cadeiras para fazer a roda e a forma que ele utilizou não deixou a sala bagunçada tornando fácil a arrumação no final da aula e o melhor de tudo: as crianças curtem a aula acontecendo de forma diferente do comum.


2º ANO


Maurício sempre inicia a aula cantando com os alunos uma música, dessa vez ele pediu que os alunos cantassem sozinhos a musica do VAGALUME. Eu tenho vivenciado o crescimento desses alunos, eles cantaram fazendo a coreografia com os braços para marcar o ritmo e tudo correto e o melhor fizeram sem Maurício. Em seguida Maurício cantou com eles “A DANADA DA PREGUIÇA” essa deu trabalho para sair, pois eles estavam agitados e bagunçando demais sendo necessário receber uma bronca do professor. Maurício trabalhou com eles a partitura não convencional utilizando a clava e os chocalhos anteriormente distribuídos por eu e Sapoti onde metade da sala ficou com a clava e a outra com o chocalho. A partitura não convencional ficou assim:



CLAVA X X X
CHOCALHO X X X

E as crianças que estavam com a clava e chocalho tocavam quando estivesse identificado na partitura um X no instrumento a ser tocado. Funcionou muito bem e Maurício mudou a escrita da partitura utilizando balão pra representar o chocalho e duas barras representando as clavas.

//=clava ◊=chocalho // ◊ ◊ ◊ // // ◊ ◊ // ◊ // ◊ //

A aula foi muito boa. As crianças participaram das atividades.


3º ANO


Maurício começou a aula cantando com os alunos a música” CANARINHO DA ALEMANHA” utilizando a percussão corporal . Ele formou uma roda sem precisar tirar as cadeiras do lugar. A maioria dos alunos lembrava-se da música e do ritmo que era executado com as mãos e pés. Em seguida ele fez uma atividade com copos onde ele escreveu no quadro duas palavras PEGA COPO e eu fiz a distribuição dos copos para os alunos. Ele mostrou aos alunos como seria a atividade:
PE – GA – COPO onde os alunos na sílaba PE teriam que segurar o copo, na sílaba GA eles levantariam os copos e na palavra COPO bateriam os copos na mesa. Alguns tiveram dificuldade, mas logo aprenderam. Depois, Maurício escreveu no quadro: “VIVA EU, VIVA TU, VIVA O RABO DO TATU” e as crianças falariam as frases batendo o ritmo com palmas e copos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário