Relato de observação na Escola Santa Bárbara dia 11/07/11
Grupo cinco
Maurício iniciou a aula com a hora do ouvido, colocando uma música do CD musicaliza da universidade de São Carlos.na primeira músca tinha instrumento e voz e na segunda ( mesma música) só tinha intrumentos e o professor perguntava a elas qual era a diferença entre as duas, como elas não sabiam responder com palavras elas imitavam para dizer ao professor a diferença. em seguida ainda com o mesmo CD, o professor colocou sons de pássaros e as crianças identificaram imediatamente, depois ele colocou sons de instrumentos de percussão e elas tanmém identificavam na maioria das vezes utilizando movimentos corporais.Para continuar a atividade, Maurício pediu que a roda da amizade fosse feita no chão. Ele começou a cantar a música do relógio e as crianças lembraram logo da música ( elas tinham aprendido na aula passada).Maurício precisou sair um momento e pediu que eu e Sapoti continuasse cantando com as crianças e passasse a clava para fazer a parte rítmica e assim fizemos. a maioria ja execulta o rítmo sem dificuldades. quando Maurício retornou,pediu que fosse recolhida as clavas e passou o chocalho. ele pediu que as crianças sacodissem o chocalho e perguntou se o som lembrava algo e elas logo fizeram a associação com uma parte da música do relógio(cadê meu relógio que eu botei no chão fazer xique-xique com ele na mão). e para finalizar ele cantou com elas a música e na palavra xique-xique elas sacodiam o chocalho e na segunda vez na parte do xique-xique elas só sacodiam o chocalho sem cantar a letra.
1º Ano
Maurício apresentou á turma um vídeo que ilustrava com desenhos os instrumentos musicais. a medida que eram apresentados os instrumentos, as crianças escutavam também o som que esse instrumento fazia. foram nove instrumentos apresentados e sempre em blocos de três: tambor, trompete, sanfona, xilofone, flauta, pandeiro, piano, violão e prato. as crianças ficaram encantadas com o vídeo e até as conversas paralelas eram sobre os instrumentos que ela estavam conhecendo. Após a apreciação desse vídeo, Maurício colocou outro vídeo que mostrava fotos reais dos instrmentos,e pessoas tocando para que elas fizessem a associação com a primeira ilustração e todos participaram ativamente. o útimo vídeo que maurício colocou foi do castelo ra-ti-bum onde canta passarinho que som é esse só que os instrumentos dessa vez as crianças não conheciam como a Harpa, as crianças ficavam fazendo os movimentos de como se tocava a Harpa.Alcançados os objetivos, Maurício cantou com eles a música o que é tem na sopa do neném e na lojinha do mestre zé e foi uma festa só.
5º Ano
Pela primeira vez eu observei uma turma de 5º ano.
uma turma ja bem avançada onde quase todos fizeram aulas de música nos anos anteriores. Maurício ja estava trabalhando com os alunos a Música FOME COME do palavra cantada. ele tinha trabalhado a letra e começou nessa aula a trabalhar o rítmo que é exutado com o copo.Maurício pediu para os alunos cantarem a música enquanto ele fazia o rítmo com o copo.percebi as carinhas impressionadas com o que Maurício estava fazendo, eu também me impressionei, não tinha visto nenhuma música com a parte rítmica sendo executada com percussaõ corporal e com copos.para ensinar a eles a primeira parte do rítmo, Maurício mostrou o mesmo rítmo usando só o corpo.eles perceberam que não era dificil como parecia e aprenderam logo. Maurício pediu que os alunos fizessem o rítmo enquanto ele cantava a música foi interessante e os alunos estavam com a atenção presa na novidade. Em seguida, o Professor fez uma roda e começou a execultar o ritmo com as mão e pés e que ia passando de um a um, alguns erravam mas, a maioria acertou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário