quinta-feira, 28 de julho de 2011

Relato de Observação na Escola Santa Bárbara dia 26/07/2011

Grupo cinco


Maurício fez uma aula bem diferente de todas, onde no inicio ele tocou no violão e as crianças lembraram da música do relógio. Em seguida com todos os alunos sentados na roda da amizade, o professor tocou para que todos cantassem a música de apresentação do nome, ainda tem alguns alunos que não participam da música de apresentação por vergonha. Depois de cantada a música de apresentação Maurício que previamente tinha nos explicado qual era o seu objetivo nessa aula, colocou no centro da roda vários instrumentos musicais como: agogô, clava, chocalho, pandeirola, caxixi e coco e explicou sobre cada um dos instrumentos e pediu que eu e Sapoti o ajudasse nessa explicação onde cada um de nós apresentou a turma dois ou mais instrumentos. Logo depois ele disse para a turma que podiam pegar qualquer instrumento e ficamos observando como seria a relação deles com os instrumentos, se pegariam mais de um, se compartilharia com o colega, se tocariam juntos. No primeiro momento ouve aquela euforia normal para a idade, mas depois eles já estavam trocando os instrumentos com os colegas e em alguns momentos tocaram juntos. Maurício então deu a idéia para que cantassem a música do relógio e tocassem os instrumentos e assim eles fizeram. Foi muito bom poder perceber o quanto mudou na relação deles com os instrumentos e com os colegas.

4º ANO

A aula dessa vez foi com a turma do 4º ano devida uma troca feita com a professora do 1° ano que precisou fazer outra atividade no horário da aula de música. Maurício estava trabalhando com essa turma a música “ESCATUMBARARIBÊ” DO LIVRO LENGA LA LENGA. Ele dividiu a turma em três para que cada um de nós (Eu, Sapoti e Maurício) trabalhasse separadamente. Eu e Sapoti fomos para o pátio com nossas respectivas turmas. Eu vivenciei uma experiência maravilhosa de poder estar à frente de uma turma (parte dela) para desenvolver um trabalho. No primeiro momento que cantei com a turma a música fazendo o jogo com o copo eles mostraram um pouco de dificuldade, logo trabalhai com eles o mesmo ritmo só que não usamos o copo e sim a percussão corporal, e isso facilitou muito, e em seguida eles estavam executando o ritmo com o copo, claro que tive que falar alto várias vezes e pedir atenção (quase fiquei rouca), pois não foi fácil conter a turma, mas no final alcançamos um bom resultado. Trabalhamos também a música do “TATU” e “ADOLETA” com jogo de copos. Nesse meio tempo houve uma integração entre a minha turma e a de Sapoti, pois como estávamos sentados próximos no mesmo pátio quando trabalhávamos uma música numa pulsação atrapalhava a outra turma aí Sapoti deu a idéia de executarmos todos com a mesma pulsação (já que a música era a mesma) para que uma turma não atrapalhasse a outra.

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