3º ano B
Maurício trabalhou músicas que os meninos cantavam em brincadeiras na rua, brincadeiras de roda. Ele mostrou o vídeo do Lengalalenga com a música “Canarinho da Alemanha”. Os meninos do vídeo estavam fazendo um jogo com as mãos e no final entrou um capoeirista fazendo um solo. Em seguida colocou mais dois vídeos em que os meninos faziam brincadeiras com copos e ritmos com as mãos.
3º ano C
Maurício começou perguntando as brincadeiras cantadas que eles conheciam. Uma das músicas que ele perguntou tinha sido utilizada por ele mesmo uns 3 anos atrás mas ninguém a conhecia hoje. Em seguida, 4 alunos foram para frente para uma demonstração e então ele mostrou o vídeo da aula anterior.
4º ano A
Peguei os copos na diretoria e a turma fez uma roda. Maurício rodou o vídeo da brincadeira dos copos, mas dessa vez para os meninos executarem o ritmo usando as mãos e os copos.
“Viva eu, viva tú, viva o rabo do tatu”. A dinâmica era cantar a música batendo os copos no chão e passando-os pro colega ao lado.
Para terminar a aula Maurício rodou o vídeo de novo. Nas próximas aulas ele vai trabalhar o ritmo dele com os copos. É uma boa atividade para coordenação motora.
É normal que com uma atividade dessas o nível de barulho aumente, mas chega uma hora que fica insuportável. Quando se pede silêncio é pior ainda porque tem que se gritar muito. A escola em geral é um pouco barulhenta.
5º ano B
A aula começou com Maurício lembrando as discussões da música “Fome Come”. Tocou a música e perguntou a instrumentação. Depois identificou com os meninos os sons graves da música e os executou batendo os pés no chão.
É interessante que os meninos às vezes confundem a cabeça do tempo com os sons graves – que naquele momento marcavam a cabeça. Isso os levava a bater os pés na hora errada quando o acento grave se deslocava... nada que mais apreciações não resolvam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário