sábado, 16 de julho de 2011

OBSERVAÇÕES NO COLÉGIO SANTA BÁRBARA DO DIA 14/7/11

3° ANO B

O professor começou cantando a música "O que é que tá escrito". Depois todos cantaram marcando o pulso batendo palmas. Em seguida Maurício ensinou o ritmo das palmas que é executado na música. Depois os alunos acompanharam a música que estava sendo tocada no som. Maurício pediu para os alunos identificarem na música o ritmo executado pelo tambor, que é o mesmo da palma só que me momento diferente, e executá-lo batendo os pés no chão. Depois de todo o processo de aprendizagem do ritmo das palmas ficou mais fácil para a turma assimilar o ritmo do tambor. No início da aula os alunos estavam completamente desanimados e quando chegou no final a energia já era outra. O professor finalizou a aula com uma audição.

3º ANO C e E

Maurício solicitou dois voluntários da turma para executarem uma brincadeira cantada com jogo de mãos. Depois colocou o vídeo do LENGA LA LENGA para eles assistirem. O professor relembrou com a turma o jogo de mãos que eles assistiram no vídeo e que já tinham aprendido na aula passada. Depois o professor dividiu o jogo de mãos em duas partes para a turma assimilar melhor. Os alunos ainda têm dificuldades para assimilar o ritmo. O professor executou o jogo junto com um aluno que já havia assimilado enquanto o resto da turma cantava a música. Depois a turma assistiu novamento ao vídeo. Para finalizar a aula o professor fez um cânone com a turma cantando a música. Para esta o professor dividiu a turma em dois grupos e pediu a Pedro para reger um grupo e eu o outro. Esta atividade foi menos complicada para a turma assimilar.

4º ANO B

A turma assistiu novamente o vídeo do LENGA LA LENGA o trecho ESCATUMBARARIBÊ. Depois o professor dividiu a turma em três grupos e se colocou em um dos grupos enquanto Pedro e eu ficamos nos outros dois, mas antes o professor ensinou aos alunos o jogo de copos que eles viram no vídeo. Depois executamos o jogo com cada grupo em seu círculo. Treinamos apenas um fragmento do jogo. A intenção de Maurício é treinar um fragmento em cada aula até completar o jogo.

3º ANO A

Esta turma tem aula com Maurício dia de Terça-feira , mas por um motivo específico ele teve de trocar o dia desta aula nesta semana, portanto este é o primeiro contato que tenho com esta turma.
A aula foi basicamente a mesma dada para a turma do 3º ano c sendo que Maurício utilizou uma parte da aula para que os alunos treinassem entre eles o jogo de mãos. Alguns treinaram o jogo, outros brincaram com outros jogos de mãos que eles já conhecem e a maioria da turma ficou correndo pela sala. Maurício mandou todos sentarem e chamou os alunos que estavam mais seguros na brincadeira que mostrassem para a turma. Depois a aula foi finalizada.

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