Cheguei ao Carmelitana por volta das 12 h 30 min junto com Davi, e ao chegar lá encontrei com Ângela. Após assistirmos a oração da acolhida e o canto do Hino 2 de Julho com todos os alunos, que por sinal até se comportaram bem com exceção de alguns do 5º ano, fomos para a sala.
Como combinado com Davi ficarei encarregado de dar as aulas do 3º e do 2º ano esse semestre, contudo, até o dia de ontem ainda não havia dado uma olhada com mais afinco no plano bimestral, entretanto, já havia preparado uma aula de retorno das férias.
Separei três atividades. A primeira chamada Batalha Sonora, onde utilizei objetos e os transformei em instrumentos não-convencionais. A exemplo, produzi alguns chocalhos de feijão, arroz, pedra, também fiz de um ralador um reco-reco, usei régua, caneta, caixa de fósforo, pente, vasilhame de alúminio, vasilha de plástico e uns sinos que Davi havia comprado. O objetivo dessa atividade é fazer com que eles percebam a diferenciação dos sons a depender do material a que o som esteja sendo produzido, além de desenvolver a memória auditiva e explorar as diversas maneiras de produção sonora que um objeto pode ter. Após mostrar todos os objetos e os seus sons respectivos pedi para que todos explorassem os sons de cada instrumento. Foi uma farra nessa hora, eles gostaram muito. Em seguida, separei a turma em dois grupos e cada grupo escolhia um representante por vez. Esse representante vinha até os intrumentos e tocava uma pequena sequência com dois instrumentos sem o outro grupo ver - que deveria estar de costas. Assim o outro grupo tentava advinhar quais instrumentos foram tocados. O resultado foi muito bom. Eles conseguiam, quase sempre, indentificar todos os intrumentos e de forma muito rápida. Essa brincadeira foi tão interessante para eles que apenas em duas turmas eu consegui fazer o restante das atividades.
As outras atividades eram, uma de exploração rítmica, onde inicialmente eram feitos batimentos livres em cima da mesa. Fui coordenando um por vez para que não virasse uma bagunça. Depois vinham batimentos espontâneos com imitação e depois batimentos em cima de frases. Exemplo, eu escolhia uma frase de uma cançao e ai falava a frase batendo o ritmo na mesa e depois eles imitavam. Ao final, bati o ritmo da canção Yapo do Palavra Cantada já para fazer um link com a próxima atividade. A música Yapo é uma canção que possui um movimento corporal e a cada repetição o professor vai aumentando o andamento, ao final, quando os alunos ja tiverem pego tanto a letra quanto o movimento, retirasse a letra e deixa-se só o movimento. Essa atividade funcionou muito bem também. Eles gostaram bastante.
Esse foi o meu dia no Carmelitana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário