3º ANO B
Cheguei perto do final da aula e Maurício estava desenvolvendo com a turma um trabalho de percussão corporal e logo em seguida colocou o vídeo do LENGA LA LENGA para a turma assistir o clipe da música CANARINHO DA ALEMANHA o qual mostra crianças executando um jogo de mãos. Depois finalizou a aula. Percebi que a turma estava bem envolvida com a atividade.
3º ANO C e E
Maurício iniciou a aula perguntando aos alunos sobre as brincadeiras cantadas que eles conhecem. Os alunos cantaram várias músicas e um grupo de quatro alunos reproduziram uma brincadeira utilizando o jogo de mãos (CÊ CERERÊ CECÊ). Em seguida os alunos assistiram ao DVD do LENGA LA LENGA o trecho que mostra um jogo de mãos com a música "Canarinho da Alemanha". Depois Maurício ensinou o jogo de mão que eles assistiram no vídeo. Os alunos tiveram um pouco de dificuldade. Para finalizar a aula, o professor colocou o vídeo mais uma vez para os alunos tentarem acompanhar reproduzindo o jogo de mão que aprenderam.
4º ANO A
A aula foi iniciada com uma atividade que havia sido realizada no ano passado com esta turma, que era uma atividade com jogo de copos (VIVA EU, VIVA TU), com todos dispostos em círculo e sentados no chão. Depois o professor colocou o vídeo do LENGA LA LENGA para a turma assistir o trecho que mostra um jogo de copos com a música ESCATUMBARARIBÊ e então Maurício começou a ensinar este jogo para a turma que não conseguiu assimilar ainda esta sequência por ter pouco tempo para trabalhar e também pelo fato de a turma ser muito agitada e desatenta. Maurício finalizou a aula recolhendo os copos e pedindo para a turma rearrumar a sala.
5º ANO C
O professor começou fazendo uma breve análise sobre a letra da música FOME COME, peguntando à turma sobre o que elas entendem e também expondo seu entendimento. Em seguida a turma ouviu a música e o professor pediu para aturma identificar a instrumentação. Depois o professor pediu para a turma reproduzir o ritmo do tambor, instrumento que emite o som mais grave na música, batendo os pés no chão. Depois que todos aprenderam o ritmo o professor pediu para que eles cantassem ao mesmo tempo em que reproduzem o ritmo nos pés. Não deu certo, pois falta coordenação motora. Depois o professor mostrou um ritmo que é produzido por uma lata no início da música sóque utilizando um copo de plástico. Em seguida o professor finalizou a aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário