terça-feira, 26 de outubro de 2010

Olga, 22/10/2010

No caminho da escola sempre encontro vários alunos e todos gritam, "ei professora! Tá indo pra escola? E achei que deveria postar sobre este momento, que me traz um sentimento muito bom, de ter descoberto mais uma utilidade na minha vida: Ser professora!!!
Como de costume, os alunos do Olgart estavam esperando os professores chegarem para poder entrar na escola. Isso acontece porque os alunos são do turno oposto, e se eles entrarem na escola, ficam fazedo bagunça. Neste dia, Ráiden avisou que não iria, pois estava com tendinite. Por isso, a professora Rita iria dispensar a banda, mas eu falei que não precisava, que eu tentaria ajudar. A professora Rita pediu que fizessem uma roda para dar alguns recados pediu também que eu, Maurício e André fizessemos um aquecimento para dar início ao ensaio. André pediu para permanecerem na roda e que ficassem em silêncio. Ele puxou uma ponta da fila e começou a andar em caracol, fazendo vários percursos diferentes. No início o pessoal ficou rindo, mas depois fluiu e ficou muito interessante.
Com a ajuda de Maurício, dei continuidade ao trabalho de ritmos brasileiros, ensinando a música "Nagô,Nagô", com o arranjo de percussão corporal do livro Lenga La Lenga, ensinada por Barral, no grupo de estudos. Perguntei se alguém conhecia o Maracatu e se sabiam de onde vinha. Ninguém respondeu que conhecia, e nem sabiam de onde vinha. Fizemos a percussão corporal e cantamos. Não deu tempo de falar sobre os instrumentos, o contexto histórico, porque iria demorar. Então passei a bola para a professora Rita.
O ensaio começou e ocorreu tudo bem. A peça está praticamente pronta, e ouvi uma aluna dizendo que eles irão se apresentar em Brasília, e irão de avião!!! Achei muito legal!
No final a professora chamou a atenção de quem estava desconcentrado e avisou que não aceitará mais certos tipos de comportamento. A professora Rita é bem brava, mas o resultado é muito bom! Vamos conferir na estreia!!

Um comentário:

  1. Ana,

    legal este sentimento de vc se sentir parte da vida destas crianças.
    Pena que ainda não fizemos aquele passeio ... acho que agora faria mais sentido ainda!

    Seria interessante vc comentasse mais sobre as reações dos alunos. O que eles dizem? Participam ou não? Se sim, como é a participação deles?
    Enfim, falem mais dos alunos ...

    E uma última coisa ... quando vai ser a estréia do musical?? Gostaria que todo mundo estivesse lá ...

    ResponderExcluir