segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Relato do Colégio Municipal Olga Figueiredo - 22 de outubro de 2010 / Sexta-feira.

Para os estudantes que fazem parte do projeto Olgarte, a ação de expressar suas idéias através do teatro, da dança e da música tem se tornado cada vez mais natural. Os movimentos vêm ganhando forma e revelando a idéia do musical com bastante clareza e criatividade. A oralidade e a interpretação do texto têm sido bastante valorizadas durante os ensaios. Nesse contexto os alunos vêm adquirindo motivação para estudarem com mais comprometimento e com prazer.
Os ensaios têm acontecido seguindo um roteiro dinâmico, dividido da seguinte maneira:
- primeiro momento: A profª. Rita faz um trabalho de conscientização, motivação, participação, integração, compromisso, responsabilidade e de reflexão a respeito do "por que estou fazendo?” “Para que estou fazendo?” E, também a respeito do fato se o musical “ tem causado mudanças importantes para uma relação saudável comsigo mesmo, com o outro e para o bom resultado do trabalho?”.
- segundo momento: voltado para as oficinas, onde os colaboradores André, Maurício, Ana e Ângela, têm desenvolvido atividades com o propósito de contribuir para um melhor desempenho dos alunos.
Nesta sexta-feira o responsável pela oficina de canto fui eu e realizei um trabalho de aquecimento vocal, memória e noção de espaço em parceria com a profª Ana Tomich.
Desenvolvimento:
Noção de espaço - Foi pedido para que os alunos fizessem uma roda e ao sinal do professor eles começaram a andar: o aluno à esquerda devia seguir o colega que estivesse à sua direita. Num dado momento, o líder da roda, que no caso foi um professor, começou a caminhar em várias direções dando uma idéia de caracol para no final voltar na roda inicial;
Memória e aquecimento vocal – Pedi que os alunos reproduzissem o som que iestava fazendo, aumentando o grau de dificuldade e variando em diversas alturas. Sempre partindo do grave para o agudo e do agudo para o grave auxiliando numa melhor projeção da voz;
Cantiga de roda e Percussão corporal – A profª. Ana ensinou uma canção da nossa terra, inserindo elementos de percussão corporal e movimento. Os alunos demonstram bastante interesse pela atividade o que levou a participação de todos.
Ela solicitou aos alunos que repetissem a letra da canção frase por frase; depois que imitassem os elementos de percussão corporal associando a letra da canção. Uma vez  que eles dominavam a melodia da canção e os elementos de percussão foi solicitado que os alunos executassem andando em formato de uma roda.
Antes de passar para o terceiro momento a professor Rita pediu que os professores Maurício e Ana ficassem responsáveis pela banda de percussão para que ela pudesse se concentrar na passagem da fala e da dança do musical.
- terceiro momento: foi passado o musical do início ao fim sem interrupções e com a participação da banda para cronometrar o tempo de duração e a simular a performance em teatro.
Os ensaios têm ganhado um fôlego cada vez maior pelo fato de estar se aproximando o dia da estréia do musical. Ao final de cada ensaio a professora Rita tem conduzido um momento de reflexão sobre o processo do trabalho. Também são dados os avisos e logo em seguida os alunos são dispensados.

Um comentário:

  1. André,

    fiz algumas alterações, tipo colocar na primeira pessoa no lugar do prof. André.
    Outra curiosidade ... qual foi a música da nossa terra proposta por Ana Luíza?

    ResponderExcluir