sábado, 16 de outubro de 2010

Relatório Olga 14 de outubro de 2010

Então eu havia preparado a aula, mas esqueci que nesse dia aconteceria a festa das crianças. A escola estava com um ar de festa, crianças correndo para um lado e para o outro, todos arrumadinhos. Eu aproveitei e fui passear pela pátio e corredor olhando as novidades, desenhos e homenagens. Depois eu me deparei com duas alunas que vieram me abraçar: Que cabelo bonito! Uma delas me disse: - Cuidado pra não assanhar porque de noite eu vou pra igreja! E a outra: Ah! Eu vou pra igreja de manhã.
Entre noite e igreja, cabelo e dia, as filas iam se formando como costume: de acordo seus respectivos professores. Dessa vez não foi para o momento de oração, foi para organizar a platéia, de crianças. Só cheguei a ver uma meia dúzia de pais, que não ficaram na festa. Platéia formada e organizada ao chão, e começa a música, que se completa com o burburinho infantil, do lado eu via varias cabeçinhas sentadas cheias de “marias-chiquinhas“ e tranças, eh! as meninas são a maioria.
Uma das professoras tenta dar início a confraternização e os alunos pareciam ”não estar nem aí “ eles estavam felizes mesmo e queriam era ficar conversando, se divertindo, lápis voando, até pedra voou com destino aos óculos de outro colega, como se a festa se resumisse a isso.
Alguns alunos são premiados, por vários méritos: desenhos bonitos, bom comportamento, etc. Na hora da foto, a professora Andréa se abaixa pra ficar do tamanho do seu aluno premiado, ele também se abaixa, foi muito engraçado. Os alunos tinham medo de ir lá na frente e falar ao microfone, com exceção de Priscila, a cadeirante que leu o bilhete que fez descrevendo a importância que essa escola tem em sua vida.
Começa o tão esperado Show de Talentos Olga, professora locutora ressalta que não vale vaiar! Tem que prestar atenção! Noventa por cento foi grupos de dança, do rebolation ao Samba de roda, coloca a mãozinha no chão e jogue o bumbum pra o alto, Éh, o pagode reina mesmo!! Destaco o grupo dos gatinhos e o do Hip hop que deram um show de coreografias,executadas pelos alunos menores e elaboradas pelos alunos mais veteranos. Ah! teve uma menina que cantou uma música evangélica acompanhada por playback, algumas pessoas pareciam saber cantar essa música. Timidamente ela ficou parada no meio, até quando veio a microfonia que, do meio até o final da música, fez com que ela, com ajuda de alguns professores, se movimentasse de um lado a outro tentando achar uma posição que a favorecesse. Admirei também a resistência dos alunos capoeiristas, a roda estava equilibrada entre meninos e meninas que não estavam vestidos de acordo, parece que não tinha um mestre, mas mandaram bem e deram seu recado: - Cai cai cai cai, Capoeira escorrega, mas não cai!
Muitos alunos gostaram tanto da idéia de apresentação, que alguns decidiram, ir lá na frente recitar um poema, sobre o relacionamento da Escola Olga com a comunidade. Pareciam preces com o côro respondendo: - É lá que eu quero estudar!
Professora fala sobre o ”Mais educação” e pra finalizar, veio a premiação do Show de talentos na qual TODOS estão de parabéns, são primeiro lugar e receberam prêmios, pois a professora ressalta que todos eles estão representando muito bem a Escola Olga.

2 comentários: