quinta-feira, 19 de maio de 2011

relato da Escola Santa Bárbara 17 /05/2011


Grupo Cinco


Cheguei atrasada e perdi grande parte da aula e talvez a mais importante pelos comentários de Maurício e Sapoti. Quando entrei na sala as crianças estavam bem empolgadas cantando a música da fazendinha do mestre zé.Maurício propunha o animal que encontrara na fazendinha e as crianças reproduziam o som desses animais, um fato muito curioso foi quando Maurício pediu que reproduzissem o som da minhoca e as crianças ficaram meio perdidas até que Maurício perguntou se a minhoca fazia algum som e elas disseram que não e logo, Maurício propôs que os alunos criassem um som para a minhoca e elas assim fizeram . não dava para entender muito porque cada uma fazia um som mas,foi interessante observar a criatividade delas no processo de construção do conhecimento.Na minha reflexão sobre essa atividade pude perceber o quanto ela trabalha a memória auditiva das crianças, a criatividade, a afetividade por ser um trabalho em grupo.



1ºAno



Maurício iniciou a aula perguntando para as crianças qual era a primeira coisa que eles faziam na aula de música e elas responderam CANTAR.Maurício começou a cantar com eles a música da lojinha do mestre andré (uma versão da fazendinha do mestre zé)onde elas reproduziam o som do instrumento que o Professor pedia. elas não erravam um, estavam bem atentas a aula. Na segunda atividade (que foi a hora do ouvido)elas eram detetives que investigavam nos trechos da música "passarinho que som é esse" quais instrumentos elas ouviam. Para a minha surpresa as crianças identificavam até instrumentos que eu não tinha percebido e cada vez que era acrescentado mais instrumentos elas iam identificando e as respostas eram sempre unânimes e a festa garantida. Essa aula foi muito prazerosa ( aula show!) e parecia até campeonato pois elas ficavam atentas e empenhadas em descobrir os instrumentos que estavam sendo tocados na música. As atividades aplicadas em sala de aula tinham o objetivo de trabalhar não só a memória musical dos alunos mas também, a percepção da diferença dos sons produzidos pelos instrumentos.Quando Maurício percebeu que tinha alcançado seu objetivo , ele colocou a música "o que é que tem na sopa do neném" que elas adoram e deixou que ele fizessem a festa.


2ºano

Maurício iniciou a aula com a música "pipoca" do grupo palavra cantada, onde as crianças teriam que ouvir e identificar as palavras que estavam sendo cantadas na música e Maurício escrevia no quadro essas palavras. O objetivo do professor era trabalhar a audição de cada palavra para que as crianças fizessem uma ligação entre o som e o sentido. Em um momento da aula Maurício perguntou se eles gostaram da música e todos responderam que sim.as palavras que compunham a música eram pequenas,mas pude observar que boa parte não faziam parte do cotidiano dos alunos o que dificultou um pouco a rápida identificação dessas palavras, logo, os alunos faziam uma analogia com outra palavra parecida, o que é normal nesse processo de aprendizagem.o fato deles estarem bem agitados também contribuiu para essa não identificação. Em seguida, Maurício cantou a música do vaga-lume que foi sugerida por eles e finalizou a aula.

3ºAno

Como a aula é sempre iniciada com os alunos cantando uma música, Maurício cantou com eles "a danada da preguiça" e a música da "maré", trabalhando com dinâmica onde os alunos fizeram a identificação da música forte (a danada da preguiça) e suave (maré).em seguida Maurício fez com as crianças uma retrospectiva da aula anterior onde as crianças ouviram a música oito anos. Foi colocada novamente a música oito anos para ele ouvirem por completo e a medida que Maurício parasse a música eles teriam que fazer a identificação da letra que estava sendo cantada. Por causa de dois alunos que estavam agitando a turma, Maurício parou a aula para reclamar e essa agitação estava impossibilitando a turma de identificar a letra da música, logo, o horário acabou não sendo possível ter uma aula bem proveitosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário