sábado, 14 de maio de 2011

Relatório Carmelitana 04/05

Nesta semana não houve aula de música, pois os alunos estavam em semana de prova.
Aproveitamos para desenvolver o plano bimestral para os meses de maio e junho.
Davi me incumbiu de desenvolver o plano do 2º e do 3º ano, já que são as turmas, com as quais eu faço as minhas observações participativas. Sentei junto ao meu colega Vitor – outro estudante de música que também faz as suas observações nessas mesmas turmas – e começamos a pensar no que poderia ser trabalhado neste bimestre com as crianças. Davi nos orientou em darmos uma olhada no plano do bimestre passado, para que, caso algum dos conteúdos assim pretendidos não tenham sido totalmente trabalhados, pudéssemos aproveitar para esse bimestre. Além disso, ele nos apresentou o plano bimestral da Escola Órfãos de São Joaquim, a outra escola, na qual ele trabalha.
Com essas referências, tivemos um ponto partida. Observamos que o conteúdo/eixo "canção" não tinha sido muito trabalhado com as crianças. Cientes de que este conteúdo é extremamente importante para desenvolver nas crianças a sensibilidade tão galgada por nós educadores - além de que, a canção favorece a quebra de resistências, estimulando assim os afetos dos educandos e estabelecendo uma melhora nas suas relações interpessoais - definimos a canção como ponto prioritário para esse bimestre. Em seguida, pensamos em um novo eixo, já que Davi também nos orientou em darmos prosseguimento ao conteúdo estabelecido no plano de curso. Resolvemos então, trabalhar a melodia. Pensando ela como eixo para desenvolvermos as ferramentas do som e principalmente do silêncio. Não necessariamente a melodia dentro de uma canção, mas dissecada dela para um fim didático.
Enfim, o dia se resumiu a isso. Encaminhei o plano para a lista e toda crítica e sugestão será bem-vinda.

2 comentários:

  1. Grande Tico, muito bem.
    Gostei muito da maneira em que pensaram no afeto. Existe sim, uma carência afetiva desacerbada nas crianças. Muito bom pensar nas canções como ponte, para o aprendizado do gostar e ser gostado.
    Somos seres psicossocias, entender e formar conexões é uma prioridade.
    Então, viva a pedagogia libertária e cheia de afetos!!!
    Vamos pra frente.

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  2. Tiago,

    o que vc quer dizer quando escreve: "Cientes de que este conteúdo é extremamente importante para desenvolver nas crianças a sensibilidade tão galgada por nós educadores"?

    Outra coisa que tb gostaria de entender melhor é em relação à melodia "dissecada" para um fim didático ...

    fico no aguardo ...

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