Neste dia, por alguma razão que desconheço, as turmas do 3º e do 2º ano estavam juntas. Davi tinha feito uma cirurgia na mão – que por sinal ainda estava enfaixada – e por isso perguntou se existiria algum problema em eu assumir as duas turmas. Além do que, ele aproveitou este tempo para resolver as questões da quadrilha junina. De bom grado, disse que não.
Resolvi colocar as crianças em roda, por isso, pedi que tirassem os calçados e fossem para cima do tatame no centro da sala. Crianças em roda, sentadas, trabalhei inicialmente uma atividade de auto-apresentação, já que no caso ainda não conheço o nome de todas as crianças e também, pelo fato de terem duas turmas juntas, muitas crianças não se conheciam bem. A atividade chama-se Atenção-Concentração, onde é cantada uma canção de mesmo nome, e ao final cada criança diz o seu nome. A música é acompanhada por um ritmo em palmas de duas colcheias e uma semínima. Todas acompanharam muito bem a atividade. Nessa atividade podemos mudar as classes de palavras. No início fizemos com os nomes, depois substituímos pelas frutas, depois pelas cores. Cada palavra dita por eles era escrita no quadro. Ao final da aula pedi que elas escrevessem as palavras em seus cadernos. Em seguida, ainda em roda, fizemos uma brincadeira chamada Telefone Sem Fio. Elaborei uma pequena e simples célula rítmica e passei no ouvido para a criança que estava ao meu lado. Sucessivamente as crianças iam passando de uma para as outras, até chegar a última criança que deveria dizer para todas o que ela ouviu. No início funcionou bem. Depois, sugeri algumas outras células um pouco mais complicadas e senti que eles tiveram um pouco de dificuldade.
O dia se resumiu a isso. Saí de lá, por volta das 16:30h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário