relato Escola Santa Bárbara 24/05/2011
hoje nossas observações foram feitas só com o 2º e 3º ano.
2º ano
a aula foi iniciada com a turma cantando a música "a galinha pintadinha" sugerida por eles próprios.A turma estava um tanto agitada sendo necessário o professor chamá-los a atenção algumas vezes. Passada a agitação eles pediram ao professor que cantasse com eles a canção do relógio,fato curioso é que essa música foi a escolhida por Maurício para fazer a atividade em sala. tenho notado sempre essa interação entre a turma e o professor.as crianças cantaram na primeira vez a música com a letra, em seguida Maurício sugeriu que cantassem sem letra e com os lábios fechados com a famosa boca-chiusa e todos responderam muito bem a atividade.A próxima atividade feita com a mesma música , o Professor pediu que todos ficassem de pé em frente as suas cadeiras para cantar a música marcando o ritmo com palmas que eram divididas com o colega ao lado e com o colega atrás.elas batiam duas palmas cantando cadê-meu e com o colega ao lado batiam uma palma relógio. Nessa primeira parte das atividades,fiz algumas reflexões com relação ao modelo tradicional ainda adotado por boa parte das escola ao usarem as cadeiras dos alunos arrumadas uma atrás da outra o que dificulta uma interação entre professor e aluno e vice-versa.Mesmo com essa arrumação o professor consegue contrariar essa lógica desenvolvendo uma atividade que trabalha a sincronia de palavras e ritmo da canção ao mesmo a interação de aluno com aluno e aluno com professor e tenho certeza que contribuiu muito mais com a internalização da música e do ritmo proposto e ainda deixou a aula mais prazerosa.A segunda parte das atividades foi feita com a participação minha e de Sapoti.Maurício mostrou alguns instrumentos que seriam usados nessa atividade(clava, agogô e chocalho) onde seria formada uma banda.o grupo das clavas ficaram sob minha regência, o grupo agogô ficou com Sapoti e os chocalhos com Maurício.Os alunos tinham que tocar o ritmo 1,2,3 falando o nome do instrumento a-go-gô, onde ele tinham que observar o comando do regente de seu instrumento que hora seriam tocados juntos, hora dois instrumentos, hora instrumento solo. em seguida eles tocaram o mesmo rítmo 1,2,3 cantando a música do relógio. Essa atividade também funcionou com a turma, eles tinham que prestar atenção no comando do seu regente e também observar o colega tocando tudo isso cantando a música.Para finalizar a aula, Maurício cantou com a turma a música "o cravo". as atividades ocorreram como esperado com a participação de todos.
OBS: Maurício chamou a atenção para a simplicidade com que tem que ser tocada a música para que os alunos se apropriem dela o mais rápido.
3º ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário