O educador Davi explicou antes da aula que trabalharíamos o “Hino ao Dois de Julho” repassando comigo o que seria plano de aula.
4º Ano e 5º Ano.
O conteúdo e a forma de abordagem das aulas do 5º e 4º ano tem sido os mesmos, com poucas alterações de uma turma para a outra. Trabalhamos “Hino ao Dois de Julho”, seguindo um roteiro que começava explicando a letra do hino no viés histórico e contextualizando os locais citados no texto – Campinas de Pirajá e Cabrito – dentro do dia a dia dos educandos (muitos disseram que tinham parentes residindo nesses locais). Talvez o fato do conteúdo deste hino estar muito mais próximo dos educandos do que o hino nacional, eles tenham se envolvido mais na discussão.
Após os esclarecimentos históricos e geográficos fizemos uma leitura em grupo, Ângela ainda realizou um reforço de pronuncia (a grande vilã foi a palavra despotismo), depois fizemos uma “leitura rítmica”, ou seja, lemos a letra sem cantar a melodia mas respeitando o caráter rítmico das frases, ainda ouvimos o hino em silencio para então cantarmos acompanhados do aparelho de som (em algumas turmas cantamos mais de uma vez).
Os educandos participaram das atividades, mas sem demonstrar tanta empolgação. Em uma turma a leitura rítmica não se realizou, o reforço de pronuncia aconteceu em duas turmas apenas.
Após o fim das aulas combinei com Davi realizar uma atividade na próxima segunda envolvendo a letra do hino e o conteúdo de duração trabalhando curto e longo de acordo com as o ritmo melódico do hino.
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