sábado, 14 de maio de 2011

RELATÓRIO OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA ESCOLA CARMELITANA DO MENINO JESUS (4º E 5º ANO A) 09 DE MAIO DE 2011

Já na acolhida percebi que os educandos estavam muito agitados: não conseguiram ficar em fila, nem ficar em silêncio. A professora que estava realizando a acolhida interrompeu a canção e a oração diversas vezes. Por fim, diante de tanta agitação foi decretado que os educandos não teriam recreio devido ao mau comportamento durante a acolhida.
4º Ano e 5º Ano.
O conteúdo e a forma de abordagem das aulas do 5º e 4º ano foram  as mesmas. Trabalhamos o hino nacional, esclarecendo o significado das palavras mais rebuscadas e fazendo uma leitura em seqüência (um educando lendo cada frase por vez), depois uma leitura em grupo, para enfim cantar acompanhado de uma versão instrumental. Curioso é que alguns educandos não conseguiam ler as frases sem a entonação melódica, não conseguiam fazer a dissociação da letra e melodia.
Enquanto esclarecíamos (eu e o professor Davi) os termos desconhecidos, surgiram muitos espaços para a discussão filosófica e social acerca de diversos temas implícitos no texto do hino nacional. Infelizmente nos detemos pouco nessas discussões, pois o objetivo era cantar o hino.
O que realmente ficou claro foi o alheamento dos educandos no que se refere ao conteúdo: muitos já sabiam cantar o hino de cor sem ter a mínima idéia do que estavam cantando, outros não estavam nem aí para o hino nem para a aula. Também ficou evidente o desconhecimento sobre a história do Brasil, impedindo o aprofundamento da discussão sobre a real validade do tal “Grito do Ipiranga”; muitos revelaram também dificuldades com a leitura, alguns por timidez, outros por realmente não saberem ler com fluência.
De qualquer maneira o objetivo do professor Davi, que era de fazer com que os educandos cantassem o hino acompanhados do aparelho de som, foi alcançado.
Durante as aulas, o educador continuou fazendo uma pré-seleção dos educandos que mostraram mais potencial para participar do coral, levando em consideração o comportamento, a desenvoltura na leitura e no canto.

P.S. Galera, encontrei três marcadores para o relato de observação da Carmelitana. Vamos definir um só porque ajuda na hora de ler e postar!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário