terça-feira, 10 de maio de 2011

Relato das Observações Feita no dia 04 de maio de 2011 na Escola Carmelitana do Menino Jesus

Cheguei à escola no memento da abertura, sendo dirigida pela diretora e com a colaboração dos professores e funcionários. Foi uma ação muito interessante porque todos estavam envolvidos, desde a direção aos agentes da limpeza da escola. Este momento de grande importância para o início da vida pedagógica dos alunos foi registrado por fotos.
A professora de artes do “Programa Mais Educação” cantou uma canção tendo a "mãe" como temática, preparando os alunos para a festinha das mães. A diretora aproveitou o momento para dar oportunidade para que os alunos, que desejassem, pudessem vir à frente para recitar uma poesia, cantar uma canção ou quisessem demonstrar alguma homenagem para o dia da festinha. Fiquei impressionado com a coragem dos alunos, poucos ficaram acanhados em demonstrar alguma coisa. Eu e o professor Davi nos divertimos com a graça com que cada um ia apresentando. De fato foi um momento bastante enriquecedor. Outra coisa que vale citar é a respeito da disciplina dos alunos: todos estavam em fila e em pé, sem qualquer demonstração de cansaço ou inquietação.
O momento de abertura foi finalizado com as crianças recitando a oficial oração do Pai Nosso. Ao concluírem, cada turma foi orientada a se dirigir para suas salas.
O professor Davi, que é uma pessoa que está sempre na ativa, me informou que nessa semana não teria atividade de artes na escola porque as crianças estavam em semana de prova. Mas isso não foi motivo suficiente para convencê-lo a ficar parado. Logo sugeriu resolver questões estruturais da escola. Entregou-me o projeto de música, me pediu  para lê-lo e, tendo alguma duvida, pontuasse para que logo depois pudéssemos discutí-lo. Ao terminar a leitura me coloquei a sua disposição para ajudá-lo no que fosse preciso.
Concluído o trabalho da manhã do dia 04, me despedi dos colegas e funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário